Por reforma agrária, MST marcha na Esplanada dos Ministérios
Da Página do MST
Nesta quinta-feira, os 1500 Sem Terras acampados em Brasília retomam os protestos durante todo o dia. Pela manhã, os trabalhadores marcharam até a Esplanada dos Ministérios e neste momento promovem uma vigília no Ministério do Planejamento.
“Queremos medidas concretas para a reforma agrária, o desenvolvimento dos assentamentos, além de políticas para a educação no campo. O contingenciamento de 70% do orçamento da reforma agrária é uma afronta às milhares de famílias acampadas neste país, algumas há mais de 15 anos, que precisam de terra para produzir alimentos saudáveis, créditos e escolas”, disse Alexandre Conceição, integrante da coordenação nacional do MST.
Às 17 horas, o MST se reunirá com o Governo Federal no ministério do Desenvolvimento Agrário para a discussão da pauta de reivindicações apresentada na última terça.
A Jornada de Lutas por Reforma Agrária do MST cobra a retomada da reforma agrária para a centralidade das políticas do Governo Federal. Os trabalhadores também exigem punição aos responsáveis pelo Massacre de Eldorado dos Carajás, em que 21 trabalhadores que foram assassinados durante uma operação da Polícia Militar, no Pará, em 17 de abril de 1996. Após 16 anos do massacre, ninguém foi preso.