Mobilizações em todo o mundo marcam Dia Mundial do Meio Ambiente
Da Cúpula dos Povos
Da Cúpula dos Povos
No Brasil, as maiores manifestações acontecem no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na capital paulista, será montada no Largo do São Francisco, das 10h às 16h, a Tenda Contra a Mercantilização da Vida, com o lema “Não à Economia Verde, por Uma Economia Solidária e pela Sociedade do Bem-Viver”.
No Rio de Janeiro, acontecem duas manifestações. Às 13h, a concentração ocorre em frente à sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Avenida Venezuela 110 – Praça Mauá. Às 16h30, manifestação em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), na Avenida Marechal Câmara 210 – Centro. Na Cinelândia, entre 13h30 e 15h30, também ocorrem intervenções promovidas por organizações que integram a Cúpula dos Povos.
Também no Rio acontece o 7º Encontro de Povos Tradicionais de Terreiro, rumo à Rio+20. Além da celebração do Dia do Meio Ambiente e de diversas discussões sobre direito e religião, haverá também o lançamento do livro “O Senhor de Nupê”, de Marcos Penna, que fala sobre Omolu, orixá que representa a Terra. As atividades acontecerão de 14h às 18h, no auditório do Mercadão de Madureira.
Na Colômbia, o Dia Mundial do Meio Ambiente será marcado por um ato na cidade de Medelín, que até o dia 8 de junho sediará o Encontro Preparatório para a Cúpula dos Povos, organizado pela sociedade civil colombiana. Com o lema “Pela Defesa dos Bens Comuns, Não à Mercantilização da Vida”, o ato terá início às 9h (horário local), na Plaza de las Luces.
Haverá manifestações nos Estados Unidos, Argentina, Espanha, Suíça, Suécia, Honduras, República Dominicana, País Basco e Bélgica.