11ª Jornada de Agroecologia

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de quatro mil pessoas se reuniram na 11ª Jornada de Agroecologia do Paraná, entre 11 a 14 de julho, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina.

Participaram delegações de diversos estados brasileiros e participantes vindos de outros países, como Bolívia, Paraguai, Argentina, Haiti e Colômbia.

As Jornadas de Agroecologia são realizadas anualmente pela Via Campesina, com contribuição de diversas entidades da sociedade civil, movimentos, estudantes e pesquisadores ligados ao campo e à cidade.

Desde a primeira edição, as jornadas mantêm a proposta de ser espaço de formação, análise e troca de experiência entre os participantes. As Jornadas também integram o processo de articulação da luta permanente contra o projeto de empresas transnacionais e do agronegócio, fortalecendo a agroecologia como alternativa ao modelo capitalista de produção de alimentos e exploração dos bens naturais.

Durante a jornada, funcionou a “Feira permanente de Sementes Crioulas e Produtos Agroecológicos”, reuniu produtores de assentamentos da Reforma Agrária, cooperativas e associações de produtores agroecológicos.