Jovens do MST fazem curso de formação organizado com UFC

 

Da Pàgina do MST

 

Da Pàgina do MST

Jovens de assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária, de diversas regiões do Ceará, fazem um curso de formação em Fortaleza, organizado a partir de parceria do MST com o Departamento de Geografia e Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O curso, que tem o lema Juventude Construindo a Soberania Alimentar e o Projeto Popular, acontece entre 16 e 20 de julho.

Na abertura do curso, houve uma mística, seguida por uma análise de conjuntura política e agrária apresentada por Raul Amorim, da Coordenação Nacional do Setor de Juventude do MST.

Todas as manhãs os jovens participam de mesas sobre temas relacionados ao campo, Código Florestal, Soberania Alimentar, agrotóxicos, Justiça Ambiental, Microcrédito e  Economia Solidária

Um dos principais debates será sobre o 6º Congresso Nacional do MST.

O tema da soberania alimentar será discutido pelas professoras Helena Selma e Ana Érica, da UFC,  que abordarão pesquisas que discutem a qualidade da alimentação do povo brasileiro, o acesso e a concentração de alimentos.

Nas tardes, os jovens são divididos em oficinas temáticas que englobam diversos assuntos, como customização, computação, capoeira, grafite, comunicação popular e rádio no campo, pintura de painéis, danças populares, gênero e sexualidade, agroecologia, praticas de reciclagem, estêncil e teatro, entre outras.

“A ideia é de capacitar os jovens para que  possam construir algo novo ao chegar aos assentamentos e acampamentos” afirma Paulo Henrique da Coordenação Estadual do MST.

As noites serão recheadas com apresentações culturais, que vão desde quadrilhas juninas, realizadas pelos jovens, além de bandas de forró dos assentamentos, além de teatro de rua, danças e show de violeiros dos assentamentos, cantores da Reforma Agrária.