Seminário no Mato Grosso discute desafios da educação do campo

Da Página do MST

Entre os dias 7 e 8 de junho, os movimentos sociais do campo promovem o Seminário Educação do Campo e a Questão Agrária, que será realizado no Auditório Madeirão da Faculdade de Engenharia Florestal, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

O seminário tem como objetivo debater os atuais problemas do campo brasileiro e os principais desafios da educação do campo, na perspectiva de construção de cursos de graduação e pós graduação para os camponeses beneficiários da Reforma Agrária em Mato Grosso, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e Instituições de Ensino Superior do estado.

Contexto da educação do campo

Ao longo da história brasileira o campo sempre foi pensado pela classe dominante. Dessa forma, a educação foi pensada e organizada para conformar o status quo vigente, ou seja, formação de mão de obra para responder apenas as necessidades da burguesia brasileira.

No decorrer do tempo, a forma de dominação do campo foi se alterando, mas mantendo as mesmas estruturas, ou seja, por mais moderno que o agronegócio possa parecer, ele se mantém por meio da concentração da terra, a superexploração da mão de obra – em muitos casos com trabalho escravos -, a degradação ambiental, a violência, expulsão dos camponeses, sendo mantido com grande aporte de recurso estatal.

Dessa forma os camponeses sempre foram alijados do acesso a educação, e quando a acessavam era de baixíssima qualidade, não permitindo aos mesmos a emancipação dos grilhões que os prendem. Sendo que até nos dias atuais o maior número de pessoas analfabetas ainda está no meio rural.

Frente a este processo, os movimentos sociais do campo passaram a se articular desde a década de 1990 em defesa de uma “Educação do/no Campo”. Nesse processo foi construído um projeto de Educação do Campo, que visa fortalecer um projeto de campo voltado para os camponeses, na defesa de seus territórios, de sua cultura, etc.

Nesse processo de construção e por meio de lutas nacionais, os camponeses conquistaram o PRONERA, que tem sido um importante instrumento de formação dos camponeses beneficiários da Reforma Agrária, atuando desde a alfabetização até a pós graduação.

Com este contexto o Seminário Educação do Campo e a Questão Agrária tem por objetivo debater os atuais problemas do campo brasileiro e os principais desafios da educação do campo, na perspectiva de construção de cursos de graduação e pós graduação para os camponeses beneficiários da Reforma Agrária em Mato Grosso, por meio do PRONERA e Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso.


Programação

Dia 07/06

8h – Mesa de abertura

9h – Mesa 1

– Questão Agrária – O Desenvolvimento do Capital na Agricultura – Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira – USP

– Contexto político-econômico-social dos Assentamentos de Reforma Agrária no atual modelo de desenvolvimento da agricultura: Desafios e Perspectivas – Cledinei Carneiro Zavaski. Mestrando pela Universidade de Brasília (UNB)

12h – Almoço

13h – Mesa 2

– Educação e Luta de Classe – Prof. Dr Roberto Leher (UFRJ)

16h – Mesa 3 – PRONERA

– PRONERA: Histórico e contextualização – INCRA


Dia 08/06

8h – Mesa 4 – Educação do Campo

– Educação do Campo – Rosana Fernandes – Especialista em Educação do Campo

– Pedagogia do Movimento Sem Terra – Judite Stronzake – Coordenação da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Mestranda pela Universidade de São Paulo (USP), Curso de Ciências da Integração da América Latina

12h – Almoço

14h – Mesa 5 – Residência Agrária

– Curso de Especialização em Organização Sócio Econômica e Política de Desenvolvimento Territorial nos Assentamentos de Reforma Agrária – Prof. Dr. Lázaro Camilo Recompensa Joseph (UFMT)

16h30h

– Encaminhamentos finais e Encerramento