MST ocupa Incra no Ceará por liberação de recursos para assentados

 

Por Marcelo Mattos
Da Página do MST

 

 

Por Marcelo Mattos
Da Página do MST

 

Cerca de 400 trabalhadores Sem Terra ocuparam nesta terça-feira (23/07) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará. O protesto é para denunciar o que ocorreu no último mês de junho quando o Incra Nacional, através de um memorando às superintendências, suspendeu todas as operações de liberação do Crédito Instalação, que incluem apoio Inicial, construção de casas, cisternas, fomento à produção, reformas e adicional de fomento. Famílias que já estavam com suas casas em construção ou em reforma agora estão com tudo parado.

O MST cobra do Governo Dilma a devolução imediata dos recursos para que as famílias assentadas deem continuidade na realização dos seus trabalhos. Para Paulo Magalhães, da direção do MST no Ceará, “o que está ocorrendo é uma falta de respeito da Presidenta Dilma com o povo do campo”.

Segundo o coordenador do movimento, mais famílias estão chegando para se juntar as que já estão no Incra e a expectativa é que até o  25 de julho (data em que se comemora o dia do trabalhador rural) o número chegue a mais mil pessoas.A ocupação é por tempo indeterminado, e além de ocupar as dependências do prédio, os trabalhadores também fecharam a avenida José Bastos. 

Encontro Estadual de Jovens

Além da mobilização na sede do Incra, o MST realiza o XII encontro estadual de jovens do campo, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). 400 jovens de áreas de assentamentos e acampamentos ficarão na UFC no campus do Picí em Fortaleza durante os dias 23 a 27. 

Nas manhãs, ocorrem estudos sobre diversos temas, como conjuntura agrária e desafios e perspectivas da juventude. As tardes serão recheadas de oficinas, pintura de painéis, radio comunitária, estêncio, corte e costura, entre outras. 

Nas noites, serão realizadas atividades culturais com apresentação de poesias, quadrilhas juninas dos assentamentos e forró pé de serra. Estão previstas também apresentações de teatro e de bandas de rock.