Paraná recebe 2° Festival de Artes das Escolas de Assentamentos do MST
Da Página do MST
“Plantando Arte e Colhendo Cidadania no Campo”. Este é o lema que sintetiza o 2° Festival de Artes das Escolas de Assentamentos do Paraná, que tem início nesta segunda-feira (7), em Curitiba, e irá até a próxima quinta-feira (10).
Diferentemente do anterior que contou apenas com a participação de escolas do Paraná, este ano o Festival também terá a presença de jovens estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Ceará.
A expectativa é reunir cerca de 2 mil participantes, num total de 50 escolas, com o objetivo de propiciar aos estudantes das escolas de assentamentos um espaço onde possam promover apresentações artísticas, proporcionando trocas de experiência e o contato de culturas e realidades entre os filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.
Todas as noites, o Teatro Guaíra recebe as apresentações artísticas das escolas dos assentamentos. Serão 20 apresentações das mais variadas temáticas, que vão desde exposição fotográfica de assentamentos e acampamentos, ao cotidiano escolar, relação do agronegócio e agroecologia, perpassando pelas várias linguagens artísticas, como música, teatro e circo.
A parte do dia será destinada às atividades recreativas, circuito cultural e conferências, como “A participação da Juventude nos processos de luta”, com a presença de João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, e a “Organização dos estudantes e a perspectiva de futuro no campo”, com Isabel Grein, do setor de educação do Movimento, e Raul Amorin, do coletivo nacional da juventude Sem Terra.
O ator Sérgio Mamberti também estará presente durante todos os dias do encontro prestigiando as apresentações culturais.
Show de Encerramento
O show de encerramento do 2° Festival de Artes das Escolas de Assentamento acontece na Praça Nossa Senhora de Salette, Centro Cívico de Curitiba, às 19h da quarta-feira (9), e terá como a principal atração o grupo Teatro Mágico.
A atividade será gratuita e também contará com a participação especial dos grupos musicais, como Saci Arte -banda, El Efecto, Expresso Vermelho, Regional Mutulão.