Sem Terra na Paraíba debatem Reforma Agrária popular em encontro
Por Marcos Lima
Da Página do MST
Seguindo as comemorações dedicadas aos 30 do MST, os militantes paraibanos erealizam em acampamentos e assentamentos diversos encontros, onde são debatidos temas relacionados à importância do MST na luta por uma Reforma Agrária justa no Brasil.
Nos dias 13 e 14 novembro, o Polo Patativa do Assaré realizou o 13º Encontro no acampamento Carlos Mariguela, no município de São Domingos, no sertão do estado.
Durantes os dois dias foram debatidos temas como convivência com o semiárido, agroecologia, análise da conjuntura política brasileira e os setores do MST.
Sobre a convivência com semiárido, foram apresentadas questões como criação de animais resistentes ao bioma, produção de ração, perfuração de poços, construção de cisternas, banco de sementes, quintais produtivos e outras tecnologias.
“Qual o problema do semiárido. Seca ou cercas? Cercas por falta de informação, por falta de creditos. Ou, cercas por falta de políticas públicas que cheguem aos mais necessitados”, argumentou Gedeão, militante do MST.
A militante Gorete Cesar, de 38 anos, do acampamento Emiliano Zapata, no município de Sousa, destacou que os encontros são uma forma de educar a militância dentro de suas origens. “Não conhecemos as riquezas que temos em nossa volta”, observou a camponesa.
Foram discutidas as atividades do Movimento para o ano de 2015, e a preparação para o 24º Encontro Estadual do MST, que ocorrerá de 18 a 20 de dezembro, no município de Pintibú, no Assentamento 1º de Março, o primeiro criado pelo Movimento na Paraíba.
“Nesses encontros que passamos a conhecer a luta dos agricultores e as suas dificuldades, e lembramos que unidos fortalecemos a luta”, contou o assentado sertanejo Josadak, do PA Nova Vitória, no município de São Domingos.
Na Paraíba, o MST está divido em cinco polos: Patativa do Assaré (Sertão), Juazeiro (Sertão/Vale do Piancó), Zé Marculino (Cariri), Caetés (Curimataú) e João Pedro Teixeira (Zona da Mata/Várzea).
Participaram do 13º Encontro do Polo Patativa do Assaré os Assentamentos Nova Vitória, Lampeão, Nova Conquista I, Santa Clara, Aroeira, Nego Fubá e os acampamentos Emiliano Zapata, Paraiso, Carlos Mariguela, Margarida Pereira e Penha.