MST se solidariza com greve dos servidores públicos do PR
Da Página do MST
Desde o dia 9/02, professores e funcionários das escolas estaduais do Paraná estão em greve contra um pacote de medidas do governo do Estado, encaminhadas pelo governador Beto Richa (PSDB), que afeta as carreiras dos educadores.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), 100% da categoria está paralisada, exigindo o pagamento de benefícios atrasados e a reabertura dos turnos fechados no fim de 2014.
Abaixo, confira a nota de solidariedade do MST em apoio à luta dos professores e servidores públicos em greve.
Nota de solidariedade do MST aos professores e servidores públicos em greve no Paraná
O MST vem a público manifestar solidariedade e apoio aos professores e servidores públicos em greve.
Repudiamos o processo de desmantelamento dos direitos de cidadania adquiridos pelo povo paranaense, a desestruturação da educação, a retirada dos direitos do funcionalismo público, e também as atitudes enganosas do Governo do Paraná e da Assembléia Legislativa em nome do saneamento das finanças do Estado.
Temos clareza que as ações do Governo de fechar escolas, turmas, a precarização das condições de trabalho dos professores, e o não repasse de recursos de direito para a manutenção das estruturas das escolas, representa uma afronta a educação no estado do Paraná.
Defendemos a educação pública, gratuita e de qualidade, com a participação das comunidades envolvidas e o não fechamento de turmas e escolas no campo e na cidade. Além de garantir condições dignas de trabalho e de respeito a todos os professores.
Direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Maringá, 12 de fevereiro de 2015.