Assentamento Delmiro Gouveia recebe estrutura de agroindústria de alimentos
Por Rafael Soriano
O projeto Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento, iniciativa que impulsiona a cultura do caju em consórcio com outros alimentos na região do Semiárido de Alagoas, iniciou a construção de uma agroindústria. As obras iniciaram no assentamento Maria Bonita, localizado na zona rural de Delmiro Gouveia (distante 330km de Maceió) e devem consolidar em poucos meses este novo empreendimento na região.
Com patrocínio da Petrobras e trabalho de realização do Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares, o Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento vem alterando o cenário dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Inhapi e Olho D’água do Casado, envolvendo no trabalho organizado centenas de famílias. Desde 2013, a iniciativa vem potencializando a cultura do caju na região, numa expectativa de aumento de renda e desenvolvimento regional.
O trabalho de construção da estrutura inicial da agroindústria de alimentos está a cargo da empresa alagoana Cilel e deve envolver nas próximas fases a inclusão de mão de obra da própria região, ampliando a partilha dos benefícios deste projeto com todo o território. A elaboração e responsabilidade pelo projeto é de Adriano Ramos, engenheiro agrônomo, com participação de profissionais de arquitetura.
No planejamento, está previsto uma indústria com 125m² de área útil interna, galpão de 10 x 12m e pé direito de 4,5m. Nos beirais, haverá captação de água da chuva, compondo um sistema de abastecimento de água via cisternas, segundo avaliam os trabalhadores para uma próxima ação à médio prazo. Todo o processo de gestão e execução é conduzido pelas famílias de trabalhadores, em cooperação.