Semana pedagógica debate projetos políticos da educação em assentamentos do Ceará

A VI Semana Pedagógica acontece de 11 a 15 de Janeiro e coloca o desafio de consolidar projetos políticos pedagógicos de uma educação integral de nível médio do campo.

 

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Foto: Elitiel Guedes

 

Por Elitiel Guedes
Da Página do MST

Com o pé no chão, na luta e construindo a Reforma Agrária Popular também na educação. Nesse sentido, o setor de educação do MST do Estado do Ceará começa 2016 com trabalho de base nos assentamentos a partir da VI Semana Pedagógica das escolas do campo de ensino médio das trabalhadoras e trabalhadores sem terra.

A semana Pedagógica das Escolas do Campo faz parte do calendário anual do setor de educação e é uma conquista do movimento diante do estado. Esse ano a VI Semana Pedagógica acontece de 11 a 15 de Janeiro na Escola do Campo Padre José Augusto, no Assentamento Pedra e Cal, região do Jaguaribe, Município de Jaguaretama. Ela completa o ciclo das cinco primeiras escolas de ensino médio das áreas de reforma agrária, conquistadas pela luta do povo.

A atividade é uma estratégia coletiva de caráter político-pedagógico constituída pela troca de experiências, avaliação da caminhada, elaboração de diretrizes para o planejamento pedagógico anual, formação continuada, confraternização e construção de pautas de lutas, em busca de avançar na implementação do projeto político-pedagógico das escolas de ensino médio do campo no estado.

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Foto: Elitiel Guedes

Sua programação é organizada em diálogo e a partir da avaliação realizada com sujeitos que constroem a experiência das escolas de ensino médio do campo, identificam as principais necessidades organizativas, políticas e pedagógicas, apontam diretrizes para os planejamentos anuais e as pautas a serem reivindicadas nas lutas do MST.

Desde 2011, algumas definições vêm sendo afirmadas pelos educadores e educadoras do setor no estado, entre elas, a decisão de que a Semana Pedagógica a cada ano deve acontecer de forma itinerante em uma escola do campo.



A programação busca avançar no balanço avaliativo da caminhada de cada escola até 2015, e destaca os avanços e limites na implementação do PPP das escolas de ensino médio integral do campo, a partir de roteiro previamente discutido coletivamente por cada coletivo de escola.

Esse encontro acontece em um contexto marcado por duas novidades que se traduzem em desafios específicos. 2016 é o ano em que duas novas escolas iniciam suas atividades: a Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré, no Assentamento Santana da Cal, no município de Canindé no Sertão Central, e a Escola de Ensino Médio José Fidelis, no Assentamento Conceição Bonfim, no município Santana do Acaraú no Vale do Acaraú. E também é o ano em que a implementação da educação profissional de nível técnico, nessas escolas, está na ordem do dia.

De um lado, esse cenário nos desafia a consolidar os projetos políticos pedagógicos de uma educação integral de nível médio do campo, constituindo-se referência para as novas escolas que iniciam suas atividades e outras que virão. E, por outro, nos provoca a adequar os atuais projetos políticos pedagógicos, incorporando a modalidade da educação profissional, na perspectiva da educação do campo.