Mais de 50 toneladas de produtos da Reforma Agrária foram comercializadas em Sergipe
Por Luiz Fernando
Na última quinta-feira (15), terminou a 4° Feira Estadual da Reforma Agrária de Sergipe. O evento que ocorria desde o dia 12 de setembro na cidade de Aracaju, comercializou mais de 50 toneladas de produtos da Reforma Agrária.
Cerca de 200 agricultores levaram a capital sergipana uma grande diversidade de produtos que foram comercializados durante os quatro dias de feira. Entre eles, hortaliças, frutas, macaxeira, Inhame, fava, tapioca, óleo de coco, artesanatos e produtos beneficiados, além de uma grande variedade de produção oriunda de grupos organizados em agroindústrias e cooperativas.
Para Gileno Damasceno, da Direção Nacional do MST, a feira teve também o objetivo de “debater com a população de Aracaju o papel da soberania alimentar, da produção de alimentos saudáveis e mostrar a urgência da Reforma Agrária, comprovando na prática o seu grande potencial de produção.”
Mais de 20 mil pessoas que transitaram pela feira e tiveram acesso aos alimentos trazidos dos assentamentos e acampamentos do MST no estado. A exposição e comercialização do que produzem nestes espaços e tem como base o modelo de produção agroecológica, mostraram a importância da Reforma Agrária, não apenas para o homem do campo, mas também para a população urbana.
A feira também contou com participação do Setor de Saúde do MST em Parceria com o Movimento Popular de Saúde (MOPS) e estudantes de Universidade Tiradentes (UNIT), montou uma tenda onde houve massagens fitoterápicas, a técnica do Reiki e muito bate papo sobre alimentação saudável.
A cultura popular abrilhantou o evento com suas cores, ritmos e as mais variadas expressões culturais do povo sergipano e nordestino. Chiko Queiroga e Antônio Rogério, André Lucas, Jamaica Voz e Violão, Banda Reação, os trios pé de serra balanceados do forró, Branquinho do Acordeom e Trincheiras do Mato não deixaram ninguém ficar parado.
O grupo de Teatro Canudos em Movimento do Assentamento Ivan Ribeiro em Japaratuba foi ovacionado de pé por todo o público que presenciou a apresentação do Espetáculo Paixão e Morte no Sertão de Canudos.
*Editado por Iris Pacheco