Deputados visitam região de massacre de nove trabalhadores rurais em MT
Parlamentares da CMDH da Câmara dos Deputados se encontram no local onde na quinta-feira (20), mais um caso de violência contra os trabalhadores do campo que deixou nove vítimas.

Da Página do MST
Uma missão parlamentar, liderada pelo deputado Paulão do PT, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, visitou o município de Colniza, no Mato Grosso, onde nove trabalhadores rurais foram assassinados no dia 20 de abril. O local fica a pouco mais de mil quilômetros de Cuiabá, na divisa com o estado de Rondônia.
O grupo de deputados, também composto por Arnaldo Jordy (PPS-PA), João Daniel (PT-SE), Nilto Tatto (PT-SP), Ságuas Moraes (PT-MT) e Valmir Assunção (PT-BA), além de técnicos da CDHM, visitou o acampamento Taquaruçu do Norte para conversar com os trabalhadores e recolher informações sobre o massacre da quinta-feira passada.
Os parlamentares também se reuniram com o delegado da Polícia Militar e com o promotor que acompanha o caso. “Tem sido bastante proveitoso o nosso trabalho aqui em Colniza. Há um clima muito tenso e ouvimos aqui denúncias muito graves”, declarou o deputado João Daniel.

O material colhido da visita pode resultar em ações no âmbito parlamentar, no sentido de não permitir que haja impunidade sobre mais esse caso de violência contra a população camponesa, especialmente contra aqueles que ousam lutar pelo direito à terra. E além disso, que garantam a segurança das famílias que vivem na área.
Na noite desta quinta-feira (27), foi realizada uma audiência pública com a comunidade de Colniza, também com o objetivo de colher informações detalhadas e ouvir novas denúncias sobre o conflito agrário na região. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) já havia denunciado o aumento da violência contra os trabalhadores rurais no Brasil, especialmente no estado do Mato Grosso, um dos mais violentos do país.
Confira vídeo abaixo produzido pela CPT Mato Grosso e Centro Popular de Audiovisual mostra o enterro de algumas das 9 vítimas do Massacre de Colniza, ocorrido no dia 19 de abril.