Acampamento da Juventude do Campo e da Cidade acontece em Belém
Por Antônio Carlos
Da Página do MST
A praça Waldemar Henrique, no centro de Belém, foi o local escolhido para a realização do Acampamento da Juventude do Campo e Cidade, que ocorreu entre os dias 28 de abril a 1
º de maio. A atividade foi organizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura (Fetagri) e participaram cerca de 400 jovens de vários municípios do estado do Pará.
A proposta principal do acampamento foi unificar as diversas forças dos movimentos de juventude do estado, tanto do campo como da cidade, e traçar um plano estratégico de atuação contra o ataque aos direitos da classe trabalhadora e da juventude.
Jovens ligados à Fetagri, CUT, MST, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Juventude do PT debateram durante os dias de acampamento questões sobre o protagonismo da juventude nas lutas sociais, na saúde, educação, combate à violência e às reformas trabalhistas e previdenciárias propostas pelo atual governo do presidente Michel Temer.
Organizados em plenárias, os jovens debateram a atual conjuntura, realizaram oficinas e panfletagens, contribuindo na mobilização da população para o ato do 1
º de maio em Belém.
Junto a cinco centrais sindicais (CUT, CTB, Intersindical, Nova Central e Força Sindical) e diversos movimentos sociais, os jovens participaram do ato no Dia Internacional do Trabalhador e Trabalhadora na cidade, e levaram toda sua energia para demostrar a capacidade de luta e vontade de construir uma sociedade mais justa. O ato político e cultural foi realizado na Praça da República e teve como tema principal o Fora Temer e suas reformas.
*Editado por Leonardo Fernandes