Uma feira de luta com as produções de toda Bahia

3ª Feira Estadual da Reforma Agrária será realizada entre os dias 8 e 10 de junho, na Praça da Piedade, em Salvador.

IMG_3410.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
Fotos: Marina Sena

 

3ª Feira Estadual da Reforma Agrária contará com diversos produtos cultivados pelos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, de assentamentos e acampamentos de todo estado da Bahia, com foco na valorização de uma alimentação saudável e na diversidade produtiva sem o uso de veneno. Esses elementos políticos e práticos darão o ponta pé inicial ao espaço de comercialização que acontecerá entre os dias 8 e 10 de junho, na Praça da Piedade, em Salvador.

Farinha de mandioca, hortaliças e verduras são alguns dos produtos que os trabalhadores do sudoeste e Recôncavo ofertarão na capital. Do norte vai ter uva, mamão, batata doce, feijão. A região sul leva à feira cacau, chocolate artesanal e cupuaçu.

 

IMG_3449.jpg

O Baixo Sul e Extremo Sul levará banana, palmito, tomate, alface, manjericão e maracujá. Da Chapada Diamantina será exposto o artesanato local, além de produtos como abóbora e aipim. Sem contar as regiões, São Francisco, Nordeste e Oeste, que possuem a caprinocultura como marca registrada. “Variedade, diversidade e qualidade definem a pluralidade de alimentos que desembarcarão em Salvador”, diz Elizabeth Rocha, da Direção Nacional do MST.

“A feira será um espaço de luta permanente. Nossos produtos são fruto da resistência, da lona preta e do sonho da terra repartida. O visitante, ao adquirir os diversos produtos da Reforma Agrária, com seu teor plural e com a cara de nossas regiões baianas, estará levando para casa também nosso símbolo e a prova de que a Reforma Agrária dá certo”, explica Rocha.

Os produtos estarão expostos em 50 barracas espalhadas por todo o espaço da Praça da Piedade. Além do comércio de alimentos in natura, os visitantes poderão degustar da culinária popular, como a carne de bode assada, cuscuz, baião de dois, escondidinho de carne do sol, pamonha, tapioca, buchada e outras comidas regionais.

 

*Editado por Leonardo Fernandes