Na Expointer, realizada em Esteio, MST comercializa produtos na ‘ilha dos orgânicos’
Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST
Os alimentos orgânicos da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul poderão ser adquiridos de 26 de agosto a 3 de setembro na 19ª Feira da Agricultura Familiar, que acontece na 40ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). O evento é realizado anualmente no Parque de Exposições Assis Brasil, localizado no município de Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre.
O Pavilhão da Agricultura Familiar vai contar com 198 expositores, entre Via Campesina, Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). Os produtos do MST estarão disponíveis em seis estandes da Via Campesina, por meio de três cooperativas e três agroindústrias — Cooperativa de Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav), de Viamão; Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, de Nova Santa Rita; Cooperativa Agroecológica Nacional terra e Vida (Conaterra), de Candiota; Agroindústria Mãe Natureza, de Pedras Altas; Agroindústria Zatti, de Nova Santa Rita; e Agroindústria Camargo, de Viamão. Destas, três cooperativas — Coperav , Conaterra e Coopan — terão suas estruturas montadas na ‘ilha dos produtos orgânicos’, um espaço que terá 14 expositores na região central do pavilhão.
Conforme o presidente da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), Adelar Pretto, o MST comercializa a produção dos assentamentos da Reforma Agrária na Feira da Agricultura Familiar há 19 anos, a partir de uma iniciativa do ex-governador Olívio Dutra junto ao movimentos ligados ao campo. ““A Expointer até então era um mero espaço dos fazendeiros e do agronegócio. Olívio foi eleito em 1998, e no segundo ano do seu mandato nós iniciamos o Pavilhão da Agricultura Familiar, que hoje é o espaço mais visitado na Expointer. Lá temos produtos orgânicos e de boa qualidade”, argumenta.
Nesta edição, o MST vai comercializar sementes de hortaliças agroecológicas e oito variedades de arroz orgânico — agulhinha branco e integral, parboilizado, preto, rubi, arbóreo, cateto branco e integral, além de farinha orgânica nas opções branca e integral. Também levará à feira queijo, iogurte e bebida láctea, aipim higienizado, kit sopa, couve picada, moranga cabotiá minimamente processada e sucos naturais de maracujá, morango, laranja, amora, abacaxi e couve com limão.
Os Sem Terra ainda comercializarão cucas, bolos, bolachas, biscoitos, cupcakes, bolinhos de legumes, palitos salgados e pães. Todos estes alimentos são produzidos por cerca de 500 famílias assentadas. Já na Praça de Alimentação terá almoço típico com arroz carreteiro — será preparado com arroz orgânico —, através da cozinha da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Su