Sem Terrinhas do Espírito Santo se preparam para Encontro Nacional
Por Mariana Motta
Da Página do MST
Mais de mil crianças de diversos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária participam de cinco encontros regionais dos Sem Terrinhas no Espírito Santo.
Segundo a educadora Ronimárcia Lima, do Setor de Educação no Espírito Santo, os encontros fazem parte da Jornada Nacional dos Sem Terrinhas que acontece em outubro, e que neste ano tem caráter especial de preparação ao Encontro Nacional dos Sem Terrinhas que acontecerá em Brasília em 2018.
Parte dos encontros aconteceram na quarta-feira (11): na Regional Quilombo dos Palmares, cerca de 250 crianças se reuniram no Centro de Formação Maria Olinda em São Mateus; no Assentamento Castro Alves, em Pedro Canário, 200 crianças participam do Encontro dos Sem Terrinhas da Regional Valdício Barbosa dos Santos; no Assentamento Sezínio Fernandes de Jesus, em Linhares, 100 crianças da Regional Índio Galdino se reuniram nos dias 10 e 11 de Outubro; no Acampamento Ondina Dias, em Nova Venécia, 150 Sem Terrinhas da Regional Irmã Dorohy também se encontraram nesta quarta feira 11 de outubro.
Ainda estão previstas outras atividades com as crianças Sem Terrinha no estado. A Jornada dos Sem Terrinhas espera mobilizar pelo menos 1200 crianças até o dia 20 de outubro no Espírito Santo.
Trazendo a diversidade da infância no campo, a programação dos encontros conta com muita animação, cultura e mística, protagonizada pelas crianças, tudo isso combinando com momentos de formação, luta e recreação.
“Para nós, Sem Terrinha, o dia das crianças não é só festa, mas um momento de se encontrar, estudar e brincar” afirma o Sem Terrinha Eduardo Santos Rigoni, de oito anos, que estuda na Escola Córrego do Cedro, no Assentamento Paulo Vinhas.
São crianças que lutam pelo que querem que tem esperança em dias mais alegres e que constroem o futuro coletivamente junto com o projeto de Reforma Agrária Popular.
*Editado por Leonardo Fernandes