Começa nesta quinta-feira (26) o 19º Encontro Estadual de Educadores do MST na Bahia
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
Cerca de 400 educadores e educadoras do MST se reúnem em Salvador, entre os dias 26 e 28/10, para discutirem os avanços e desafios da educação do campo numa perspectiva pública, popular e socialista.
Os debates fazem parte do 19º Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária, que possui uma ampla programação de atividades e estudo em torno do atual momento político que vive o país, com foco no desmonte educacional protagonizado pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB).
Além disso, o espaço pretende fortalecer a mística em torno dos 30 anos de história do MST na Bahia, completados no último dia 07, com o resgate das experiências e conquistas em torno da escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, assentados e acampados de Reforma Agrária.
Sem perder de vista o caráter da luta, o Encontro pretende denunciar a morosidade do Estado em atender pautas essenciais para garantir uma educação do campo de qualidade, como a reforma de escolas, pagamento salarial dos educadores e transporte escolar; e o fechamento de escolas no campo, tendo em vista que o MST considera o direito à educação como um princípio fundamental na construção da cidadania e dignidade.