Ceagro | 20 anos de lutas e conquistas

Atividades político-culturais marcaram o aniversário do centro de capacitação, pesquisa e assistência técnica, localizado no Paraná.

ae74ba11-b963-414a-ac49-80e6d550e1e1 (1).jpg

 

Por Jaine Amorin
Da Página do MST
Fotos: Thiarles França

 

No último sábado (04), o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia – Ceagro realizou um grande encontro como parte da programação de atividades pelos 20 anos de sua fundação. Mesmo com as fortes chuvas na véspera e na manhã de sábado, a participação foi expressiva.

A atividade iniciou com uma mística organizada pelo Ceagro e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFFS, mostrando um pouco da história do Ceagro, com a participação dos representantes das turmas formadas pelo Centro. Na sequência, o coordenador geral do Ceagro, Luis Carlos Costa, e a representante dos estudantes egressos, Desieli Amorin, abriram o ato político que contou com diversas autoridades e representantes de organizações parceiras, como a senadora Gleisi Roffmann, atual Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT); Hamilton Serighelli , Secretário de Assuntos Fundiários do PR;  Celso Lacerda, ex-presidente do Incra; Dr. Rosinha, Presidente Estadual do PT; Vitor de Moraes, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), representando a direção do campus de Laranjeiras do Sul; Deputado Estadual Prof. Lemos;  Elemar Cezimbra, representando a direção do MST; Deputado Federal  Aliel Machado e o Deputado Estadual Péricles de Mello.

Todas as manifestações reforçaram a importância da educação e da profissionalização para o desenvolvimento do campo, especialmente dos assentamentos, em processos de construção do conhecimento voltado ao atendimento das demandas da classe trabalhadora. A agroecologia cumpre um papel central na autodeterminação das famílias camponesas, com geração de renda, diversificação da produção de alimentos de qualidade para o campo e cidade, com enfoque na conservação dos recursos naturais e na qualidade de vida. Também foi destacado o papel que o MST cumpre ao colocar a educação e a agroecologia como elementos estratégicos na construção da Reforma Agrária Popular. Os reflexos dessa luta no desenvolvimento regional podem ser observados na crescente expansão da produção agroecológica, na implantação da Universidade Federal, fruto da luta dos movimentos sociais, e nas próprias ações do Ceagro como agente de promoção da agroecologia e de cooperação.

Após o ato político, foi servido um almoço que prezou por uma alimentação orgânica, com vários tipos de salada, arroz crioulo, mandioca, pães e carne assada, tudo oriundo de doações feitas pelas famílias assentadas e acampadas do MST e agricultores do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) da região.

 

3a7f8260-2f59-4f9c-9bfc-26072c69ba7c.jpg

Já na parte da tarde. foi realizada a inauguração do Bosque Che Guevara, onde cada turma que passou pelo Ceagro plantou uma arvore nativa da região. A festa também contou com um animado matinê com a Banda REMIX do Paraná.

Durante todo o dia ocorreu a feira de produtos agroecológicos, com produtos dos grupos Nova Alternativa, Assentamento Chapadão, Coperjunho, Terra de Todos, Palmeirinha, Coletivo Regional de Mulheres e de grupos agroecológicos vinculados ao MPA. A feira contou com diversos tipos de hortaliças, frutas, poupas de frutas e sucos de frutas nativas, caipirinha de maracujá e guabiroba feita com cachaça orgânica artesanal, panificados e artesanatos.

O Ceagro é uma associação fundada no ano de 1997 que desenvolve atividades de assistência técnica, pesquisa e capacitação tecnológica junto a agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária da região centro do Paraná. O Ceagro está sediado no município paranaense de Laranjeiras do Sul e conta com outras duas estruturas, sendo uma unidade de produção em Cantagalo e o Complexo Educacional da Reforma Agrária em Rio Bonito do Iguaçu – Unidade Vila Velha. Neste espaço é realizado o curso de Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Laranjeiras do Sul.

O Ceagro possui atuação direta em mais de 10 municípios e suas atividades estão organizadas a partir de quatro eixos estratégicos e transversais: Agroecologia, Cooperação e Gestão, Gênero e Juventude.

 

*Editado por Leonardo Fernandes