Na Paraíba, encontro reúne educadores do Programa de Educação de Jovens e Adultos

No último dia de atividade, a formação resgatou as práticas da revolucionária Krupskaya Lenin em comemoração ao centenário da Revolução Russa.
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Fotos Thais Peregrino

 

Por Thais Peregrino
Da Página do MST

Na Paraíba, educadores do Programa de Educação Jovens e Adultos e coordenadores do Brasil Alfabetizado, reuniram-se entre os dias 10 e 11 de novembro para a terceira formação do EJA do MST Paraíba. O encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, aconteceu no centro de formação Elizabeth e João Pedro Teixeira em Lagoa Seca, região Metropolitana de Campina Grande.

A educação de jovens e adultos, desenvolvido pelo MST e parceiros tem como objetivo ampliar o acesso à educação no campo, entendendo que para os trabalhadores Sem Terra a inserção social só é possível quando a educação crítica e consciente torna-se um direito à cidadania.

Durante o primeiro dia de formação, a professora da Universidade Federal da Paraíba, Maria do Socorro Xavier Batista apresentou aos educadores os princípios políticos-educativos do MST.

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De acordo com Xavier, o encontro foi fundamental, pois o educador precisa estar ciente de que o conhecimento deve servir de instrumento para a compreensão dos problemas que afetam as pessoas e a comunidade.

“Se os educadores tiverem mais oportunidades de encontros como este, poderão fazer um trabalho cada vez mais significativo, um trabalho que tenha mais sentido para os educandos, pois são eles que vivem no universo do trabalho, em contato com a natureza, com a terra e que precisam que a educação tenha sentido, que retrate a própria realidade, frisou.

No último dia de atividade, a formação foi por meio da prática, os educadores participaram do II Sábado Socialista resgatando as práticas da revolucionária Krupskaya Lenin em comemoração ao centenário da Revolução Russa.

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O dia ainda contou com trabalho voluntário, entre eles, cuidado com o viveiro, com a horta e a construção da uma cisterna.

Além dos educadores e coordenadores do Brasil Alfabetizado, participaram do &”39;Sábado Socialista&”39;, alunos da turma Hugo Chavez de história e a turma Dom Tomás Balduíno de Pedagogia que integram o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O dia de atividades também contou com a presença do Secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade de Barros, que saudou a turma e apresentou o projeto Laboratório de Agroecologia que será implantado no centro de formação Elizabeth e João Pedro Teixeira. O objetivo do laboratório é utilizar energia solar articulada com um sistema hídrico adaptável a produção da horta agroecológica da escola, trabalhando agroecologia de forma interdisciplinar. A experiência do centro de formação será a primeira do estado, sendo o objetivo construir o laboratório em dez escolas do campo no estado.

‘’Essa é uma conquista muito importante porque conseguimos articular as políticas de educação básica e de ciência agroecológica com a educação do campo, isso tudo só foi possível com a participação de professores da Universidade Federal da Paraíba e com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Essa é a grande riqueza, pois todos aprendem em conjunto a partir da experiência. E, para o Governo do Estado, contribuir com os movimentos sociais também é uma forma de aprender e adequar nossas ações nas escolas estaduais’’, disse o secretário.

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O encerramento do encontro contou com a presença do cientista político Hermano Nepomuceno, que falou sobre as práticas pedagógicas e trajetória de vida Krupskaya e de sua forte liderança no grupo que formulou as concepções e práticas para as mudanças educacionais do período inicial da Revolução Russa.