Mais de 400 famílias sofrem ameaça de despejo em Jaciara (MT)

Os Sem Terra estão acampadas há cerca de dois anos no local
WhatsApp Image 2018-07-02 at 16.50.20 (1).jpeg
Imagens da produção no acampamento

 

Da Página do MST 

 

Na tarde desta segunda-feira (2), centenas de polícias estiveram no acampamento Padre José Tenente Cate no município de Jaciara, Mato Grosso do Sul, para realizar uma ação de despejo contra 400 famílias Sem Terra. 

O pedido de despejo foi feito pela prefeitura municipal de Jaciara que tem como prefeito Abdo Mohammad (PSDB). As famílias estão na área há dois anos e meio plantando e cultivando alimentos. A produção local além de garantir a sobrevivência dos acampados é doada para a comunidade no município de Vale do São Lourenço. 

Diante das constantes ameaças, os Sem Terra reduziram no último período cerca de 10 hectares de lavouras para que a empresa Millenium Bioenergia pudesse se instalar na área. É evidente que o despejo das famílias é um ato de injustiça que tem como objetivo final favorecer a expansão do agronegócio na região. 

Além disso, a postura do atual prefeito é irresponsável e injustificável uma vez que a prefeitura não tem necessidade fazer do uso imediato da área onde está o acampamento.

Exigimos que o prefeito faça o pedido de suspensão da reintegração de posse e que juntamente com o governador da cidade possa recuar no pedido de despejo. O Movimento exige também que o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realize o assentamento de todas as famílias na região sul do estado.