Escola do campo é inaugurada em Santa Catarina
Da Página do MST
O ato contou com a participação de deputados federal e estaduais, de integrantes da Articulação Catarinense por Educação do Campo (ACECAMPO), de prefeitos municipais e do vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFF) Antônio Andriolli.
Para Vilson Santin, da coordenação estadual do MST, o espaço é uma grande conquista principalmente nesse momento em que o governo federal ameaça fechar as escolas do campo.
“Não podemos retroceder, não podemos deixar que tirem a escola das nossas crianças. Seguiremos resistindo e lutando por mais escolas em nossas áreas”, afirmou.
Já Andriolli, vice-reitor da UFFS, enfatizou a importância da agricultura familiar e da produção Sem Terra. “Além de produzir alimentos saudáveis, a agricultura familiar produz vida”. De modo complementar, Willian Simões da (ACECAMPO), reforçou a ideia: “a escola é vida na comunidade, pois todos e todas querem e têm direito a um futuro e uma vida melhor. Por isso, a luta por escolas no campo é tão importante”.
Ivanir Paz, moradora do assentamento 9 de novembro, complementou: “a escola deve estar onde estão seus educandos, estão, não vamos sair do campo para poder estudar. É com esse espírito que agarramos essa vitória com coração. Foram 25 anos de luta, e resistimos, pois somos capazes de sonhar, de lutar e de celebrar nossas conquistas”.