“De Abraão ao MST, a luta pela terra segue”

Frei Marcus Vinicius de Souza Nunes fala sobre a luta pela terra no espaço Marielle Vive, no PR
AtividadePR [4].jpeg
Frei capuchinho Marcus Vinicius no Espaço Marielle Vive, em mCuritiba (PR) – Fotos Cristian Souza

 

Por Fernanda Almeida e Paulo Rogério
Da Página do MST

 

 

O Espaço de Formação e Cultura Marielle Vive recebeu, nesta quinta-feira (30), a presença do Frei capuchinho Marcus Vinicius de Souza Nunes. O religioso palestrou sobre o tema “A luta pela terra e Reforma Agrária, por um ponto de vista bíblico”. Participaram da atividade aproximadamente 40 pessoas, entre militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outras organizações sociais.

O Frei usou a passagem de Abraão em Gênesis e de Moisés em Êxodo como referência para abordar o tema, e as comparou com a história do MST na luta pela terra: “A luta pela terra nos torna um grande povo […]. A luta pela terra também é uma luta de Deus”, afirmou o Frei.

AtividadePR [2].jpeg

Nas suas colocações ele destacou a necessidade da luta e da resistência e também falou da dificuldade dos personagens bíblicos, assim como as nossas na militância e na luta pela terra: “O MST é reconhecido mundialmente por lutar pela terra”, destacou o Frei.

Após a palestra houve o debate sobre a Reforma Agrária no Brasil, no qual foram abordados temas como o direito pela terra e as perseguições sofridas pelos movimentos sociais: “Assim como vocês, também venho sofrendo certas perseguições por ter uma visão mais progressista”, afirmou.

O Espaço Marielle Vive faz parte da Vigília Lula Livre, localizado a 70 metros da Superintendência da Polícia Federal, onde o ex-presidente Lula é mantido preso político desde o dia 7 de abril de 2018.

 

*Editado por Fernanda Alcântara