Mulheres semeiam a luta durante encontro no DF e Entorno
Por Coletivo de Mulheres do MST no DF e Entorno
Da Página do MST
Mulheres Sem Terra do Distrito Federal e Entorno reuniram-se entre os dias 6 e 7 de junho, no Centro de Formação Gabriela Monteiro, em Brazilândia, Distrito Federal, para fortalecer sua atuação, aprofundar a organização do coletivo e iniciar os preparativos da região para o 1º Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, que deve ocorrer em Brasília, entre os dias 22 e 26 de novembro de 2019.
Sabe aqueles momentos de despertar que trazem o sentimento de felicidade? Assim foi o encontro que começou com a discussão acerca da estrutura de poder que garante o mandato patriarcal, para que o homem seja violento e, ainda assim, disponha de diferentes meios para a manutenção do poder, tantas vezes se apropriando do tempo e do trabalho das mulheres.
Antídoto?
Mulheres que valorizem seu espaço e seu trabalho e que façam de seus próprios corpos um espaço de resistência.
Que a luta pela Reforma Agrária popular inclua a luta pela vida saudável. Que sejam nossas as técnicas da oratória, porque isso nos dá firmeza.
Que sejamos capazes de cuidar com amor, de cada uma, de si mesma e de todas porque é uma necessidade.
Que nos acompanhe a poesia e todo e tipo de arte, porque nos liberta.
Que sejam lembradas as companheiras valiosas que já se foram, porque os ensinamentos delas seguem conosco.
Que possamos acender fogueiras, pintar paredes e plantar árvores. Que sejamos capazes de transmitir nos abraços a certeza de que não estamos sós.
Assim, com sorrisos e lágrimas politizarmos um encontro de mulheres: encontrando no mundo íntimo da mulher trabalhadora rural, armas poderosas contra todo o tipo de latifúndio, para transformação do capitalismo, do racismo e do patriarcado. E, ao final do encontro, pôde-se ouvir o grito: Mulheres em luta, semeando a resistência!
*Editado por Maura Silva