Camponeses do RS aderem à greve geral
Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST
Na luta por seus direitos, trabalhadores acampados e assentados da Reforma Agrária se somaram à greve geral desta sexta-feira (14) no Rio Grande do Sul. A mobilização, que é nacional, é contrária aos cortes na educação e à reforma da Previdência de Bolsonaro.
Até às 12 horas horas foram registradas ações de piquetes em garagens de ônibus, acampamentos, trancamentos de rodovias federais e estaduais e até mesmo feiras ecológicas em pelo menos 47 municípios de várias regiões do estado. Em Sarandi, no Norte, ocorre uma das mobilizações mais expressivas, com a participação de mais de 1,5 mil pessoas somente nas primeiras horas do dia.
Nesta manhã, já teve atos públicos em Alegrete, Cachoeirinha, Cruz Alta, Espumoso, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Osório, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Sepé e Três de Maio. À tarde, outras sete cidades realizarão caminhadas, atos em praças e em frente a prédios do INSS. Em Porto Alegre, na Capital, a mobilização será a partir das 17 horas, na Esquina Democrática.
Próximos atos da Greve Geral:
– Caxias do Sul: 17h, Praça Dante Alighieri
– Erechim: 14h, Praça Dos Bombeiros
– Jaguarão: 13h30, Em Frente Ao INSS
– Pelotas: 14h, Largo Edmar Fetter
– Porto Alegre: 17h, Esquina Democrática
– Rio Grande: 17h, Praça Dr. Pio
– Santa Maria: 17h, Praça Saldanha Marinho
Levantamento parcial das mobilizações no RS
– Trancamento de rodovias
Manoel Viana, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Candiota, Bossoroca, Viamão, Encruzilhada do Sul, Santana do Livramento, Lagoa Vermelha, Piratini, São Gabriel, Santo Augusto, Pelotas, Caxias do Sul, Rota do Sul, Santa Maria, Cruz Alta, São Leopoldo, Sapiranga e Sarandi.
– Piquetes em garagens de ônibus
Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Bagé, Ijuí, Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Caxias do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Santa Vitória do Palmar, Novo Hamburgo e Esteio.
– Acampamentos
Sarandi, Erechim, São Lourenço do Sul, Lagoa Vermelha e Sananduva.
*Editado por Fernanda Alcântara