Morre Chico de Oliveira, um dos maiores sociólogos do Brasil
Da Página do MST
Confira a nota de pesar do MST (Movimento do Sem Terra) sobre o falecimento do sociólogo recifense Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira
NOTA DE PESAR
Francisco Oliveira, nosso Chico Oliveira nos deixou nesta quarta-feira (10), aos 85 anos de idade. Um dos maiores sociólogo do Brasil, foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Preso durante a ditadura militar, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), compondo a 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro. Posteriormente, contribuiu na criação do PSOL.
Como escritor e ensaísta foi agraciado com o Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, pelo livro Crítica à razão dualista/O ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo, também recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), pelo instituto de Economia da UFRJ, e em 2010, da Universidade Federal da Paraíba.
Chico Oliveira foi uma das cabeças mais pensantes e ativas de nosso tempo, sempre atento, suas ideias e elucubrações foram e serão fonte de alento e de sabedoria para toda uma geração.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, 10 de julho de 2019.