MST promove Festival de Cultura Popular na 20ª Feira da Reforma Agrária, em Maceió
Por Rafael Soriano
Da Página do MST
Vinte anos de sucesso da luta pela terra serão marcados entre os dias 4 e 7 de setembro na Praça da Faculdade, em Maceió. A 20ª Feira da Reforma Agrária é a expressão de uma estratégia coletiva feita pelos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra para alimentar o Brasil com comida saudável.
Serão quatro dias de celebração com grandes nomes da cultura popular, muito forró, patrimônios da cultura alagoana e uma grande atração nacional: o querido Odair José! Tudo de graça em praça pública.
Durante os dias de Feira, o Festival de Cultura Popular apresenta dois palcos com teatro, música, dança, cortejos. Sempre acompanhados pela Culinária da Terra.
O Palco da Praça Central terá a cerimônia de abertura da 20ª Feira da Reforma Agrária, na quarta-feira (4), e segue com atrações regionais e nacionais, como Zeza do Coco, Chau do Pife, Coletivo Afro Caeté, grupo Caçuá, Samba da Periferia, banda Nação Palmares, coco de roda, samba reggae e muito mais.
O Palco Raquel Xukuru-Kariri é um espaço dedicado a uma vivência militante da cultura popular. Todas as tardes, o palco será ocupado, incluindo linguagens diversificadas como teatro, com performance, cordel e, claro, muita música. É o palco que recebe também a caravana de Sem Terrinhas, que participam da Feira para ver circo, teatro e contação de histórias.
Raquel Xukuru-Kariri também é o nome da brigada de agitação e propaganda que divulga pelas ruas de Maceió a Feira. A homenagem recorrente merece destaque, pela vida em luta da irmã de Maninha Xukuru-Kariri, Raquel, que cedo virou mártir da luta indígena e pela terra.
Confira a programação completa:
*Editado por Wesley Lima