Expressão Popular possui quatro pontos de venda em Porto Alegre

Em 2019 a capital gaúcha amplia suas opções de compra de livros populares
Livraria Cirkula é uma parceira da Editora Expressão Popular.  Foto Maiara Rauber-6.jpg
Livraria Cirkula é a mais recente parceira da Expressão Popular.  Foto: Maiara Rauber

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

Com o intuito de facilitar o acesso a livros, criou-se a editora Expressão Popular e, duas décadas depois, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a classe trabalhadora encontram em todos os cantos do Brasil livros com preços acessíveis e de qualidade. São 600 títulos publicados, os quais estão divididos em mais de 30 segmentos.

Em Porto Alegre, na região Metropolitana do Rio Grande do Sul, os gaúchos podem encontrar os livros da editora em quatro estabelecimentos. Os exemplares estão disponíveis na Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), na Livraria Via Sapiens, na Ladeira Livros e na Livraria Cirkula. Além disso, em todo o estado a Expressão Popular possui outros seis revendedores individuais.
 

LEIA MAIS: Editora e Livraria Expressão Popular completam 20 anos na batalha do saber

A Livraria Cirkula é a mais recente parceira da Expressão Popular. Em seis anos a editora, distribuidora e livraria já publicou 130 títulos. A Cirkula trabalha em conjunto com outras 50 editoras, nacionais e internacionais. “Basicamente são títulos para formação de professores, voltados ao trabalho docente e a questões sociais. É um catálogo bem acadêmico. É um projeto que tem viabilidade social na prática”, destaca Mauro Meirelles, coordenador da livraria.
 

Mauro Meirelles, coordenador da livraria Cirkula. Foto Maiara Rauber.jpg
Mauro Meirelles, coordenador da
livraria Cirkula. Foto: Maiara Rauber

Meirelles trabalha com editoras de mesmo cunho ideológico. “A Expressão Popular, a Boitempo, a Unesp e a UFSCar são editoras que têm uma linha. A Cirkula tem cor, ela é política, é vermelha”, pontua o coordenador. Além disso, a Livraria Cirkula tem uma filosofia de trazer para seus clientes todos os títulos das editoras parceiras. “Sempre trago o catálogo completo, e não somente o livro que vende”, salienta o coordenador.

Entre os livros disponíveis na Livraria Cirkula estão os trabalhos de dois militantes do MST, Miguel Stédile e Adalberto Martins. “Tem sido uma parceria muito interessante, porque para nós é importante ter os nossos livros e o material da Expressão Popular no maior número possível de espaços. E estar na Cirkula é algo super valoroso e bacana”, assinala Fábio Ricardo dos Santos Pereira, do setor comercial da Editora Expressão Popular.

Pereira ainda ressalta que essa parceria vem sendo muito importante e que está gerando bons resultados. Para Meirelles, os títulos da Expressão Popular têm uma incidência social muito forte. “O projeto dessa editora é trazer livros acessíveis e leituras socialistas”, finaliza o representante da CirKula.

* Editado por Fernanda Alcântara