Cooperativa do MST recebe prêmio no RS
Por Taís Carollo
Da Página do MST
A Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat), localizada em Tapes, na região centro-sul do Rio Grande do Sul, foi premiada na 9ª edição do Troféu Evidência 2019, com destaque na modalidade “Cooperativa de Produção”.
O Troféu Evidência tem como objetivo reconhecer os segmentos que mais se destacaram no ano, reunindo os agraciados em suas mais variadas modalidades. A premiação ocorreu na última sexta-feira (8) na sede da Associação Comunitária São Miguel, que reconheceu a Coopat por sua relação ativa com o município.
“O prêmio que recebemos mostra duas coisas importantes para a cooperativa. Uma é referente ao que somos, camponeses com vocação para produzir alimentos, obstinados, determinados em nossa tarefa no processo de mudança da sociedade, dos valores, das estruturas agrária do enfrentamento ao agronegócio, excludente e opressor”, destaca o administrador da Coopat, Fábio Lopes.
A outra, segundo ele, refere-se à visão de mundo da cooperativa e do compromisso com seus trabalhadores, parceiros, pequenos produtores, comunidades e microempreendedores. Soma-se a isso as relações sociais que florescem da microeconomia para cidades, o campo e os seres humanos.
O Troféu Evidência é a segunda premiação recebida pela Coopat. A segunda foi o prêmio Canudos, em 1999, também com destaque no trabalho coletivo.
Fruto da luta pela terra
A Coopat, fundada em 1998, é fruto da luta pela Reforma Agrária. Possui 20 associados e emprega jovens e mulheres do campo e da cidade.
Seu ramo de atividade é a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Produz pães, biscoitos, bolos e arroz orgânico.
A cooperativa atua ativamente em municípios das regiões Metropolitana de Porto Alegre e Sul e também nos mercados locais de Tapes.
*Editado por Fernanda Alcântara