Sem Terra de Manoel Viana doam alimentos saudáveis em tempos de Coronavírus
![](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Assentados-de-Manoel-Viana-no-RS-doam-500kg-de-alimentos-da-Reforma-Agrária-Foto-Divulgação-MST-1024x498.jpeg)
Por Maiara Rauber
Da Página do MST
Foi a vez do Assentamento Santa Maria do Ibicuí de Manoel Viana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na última terça-feira (7), a realizar doações de alimentos às famílias carentes que lutam contra a fome em tempos de coronavírus.
Essa iniciativa veio da juventude Sem Terra do assentamento. Os jovens circularam pelos lotes e conseguiram a ajuda de mais de 35 famílias.
A assentada Ana Leite, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do RS, ressalta que este é um momento em que todos devem ser solidários. “Nós devemos nos cuidar, mas também cuidar do outro. Os nossos alimentos são saudáveis, eles são o nosso remédio. Por isso é nosso dever compartilhar com a população que não consegue comprar”, assinala.
![](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Produtos-doados-para-familias-carentes-para-combater-a-fome-em-tempos-de-Covid-19.-Foto-Divulgação-MST.jpeg)
Foram arrecadados 500 kg de alimentos saudáveis do interior dos assentamentos. Mais de 40 famílias carentes foram beneficiadas pela ação. Entre os produtos estavam mandioca, batata doce, moranga cabotiá e de gomo, arroz, feijão, abóbora, pão, melado e cuca.
Os assentados contaram com a colaboração da Secretaria da Agricultura do município de Manoel Viana para a distribuição dos produtos. Durante a doação, todos que participaram, seguiram as instruções dos órgãos de saúde e usaram máscaras, luvas e álcool em gel (70%) como forma de proteção contra o Covid-19.
“Todas as famílias nos receberam muito bem. Não podiam nos abraçar, então abraçaram as sacolas dos produtos para nos agradecer pelo gesto”, lembra Ana. Segundo a assentada, essa ação vai ajudar todos a superar esse momento de pandemia.
Editado por Maura Silva