MST enfrenta pandemia do coronavírus com a solidariedade
Por Blog do Didi Galvão
“Companheiras e companheiros, chegamos até suas casas para trazer uma mensagem de apoio, esperança e solidariedade. Estamos vivendo um momento de terror, uma vez que enfrentamos um inimigo silencioso, que tem chegado em muitos lares sem avisar, e tem deixado cicatrizes, algumas delas inesquecíveis.
Ficar em casa é ainda a melhor opção, no entanto, é uma opção que tem custo muito alto para aquelas e aqueles que diariamente tem que sair para buscar seu sustento e dos seus familiares…
As famílias Assentadas também tem sentido na pele efeitos desta quarentena árdua. Porém, muito necessária neste momento. No entanto, nossas plantações não estão em quarentena, continuam a produzir boa parte daquilo que necessitamos no dia a dia.”
As trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra do MST se mobilizaram nas áreas de Assentamentos no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, para coletar frutas e verduras. Com um pouco aqui, outro pouco alí, um bocado lá, foram arrecadados mais de três toneladas de frutas e verduras, que foram doadas às famílias das comunidades mais carentes na cidade.
“Vamos resistir, vamos produzir… e mesmo que de longe, vamos nos abraçar em pensamento para que juntos possamos chutar para bem longe o covid – 19. E assim, podermos retomar nossas rotinas”, é a mensagem de esperança das trabalhadoras e trabalhadores do MST, em Santa Maria da Boa Vista.
São todo foram doadas aos moradores do município, 3.5 toneladas de frutas: melancia, manga, abóbora, acerola, maracujá, banana e macaxeira ou mandioca.
*Editado por Solange Engelmann