No sertão de Alagoas, MST confecciona e doa máscaras no combate à COVID-19

Produzidas no assentamento Nova Esperança, mais de 300 máscaras já foram doadas no município de Olho D`Água do Casado
Produção de máscaras é realizada pelo Coletivo da Juventude e Grupo de Mulheres. Foto: Comunicação MST

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

A confecção de máscaras de proteção no combate à pandemia do Coronavírus já entrou no dia a dia do assentamento Nova Esperança, localizado na cidade de Olho D`Água do Casado, no sertão de Alagoas.

A produção é realizada pelo Coletivo de Juventude e Grupo de Mulheres da área, que já doaram mais de 300 máscaras nas últimas semanas. As primeiras doações tiveram como destino as famílias assentadas e comunidades da região.

Segundo Maria Expedita, assentada e integrante do grupo de mulheres, a confecção das máscaras têm envolvido várias pessoas no trabalho coletivo do assentamento coordenado pelo grupo. Ela também explica que a produção é feita  sempre com os cuidados de saúde necessários para evitar a propagação do vírus.

“É tudo feito coletivamente, desde a doação para a compra do material, até a costura e a entrega das máscaras. Mesmo com uma máquina de costura velhinha, vamos nos organizando, costurando e fazendo as doações”, conta ela. 

As máscaras de proteção produzidas em Nova Esperança também chegaram na cidade de Santana do Ipanema, durante a ação de solidariedade do MST que ocorreu no último dia 17, no Dia Internacional de Luta Camponesa. 

Santana do Ipanema sofreu com uma enchente que deixou centenas de famílias desabrigadas. Na ocasião, juntamente com as máscaras de proteção, o MST também fez uma doação de alimentos. Foram 12 toneladas doadas entre Santana do Ipanema e nos bairros da Levada e Vila Brejal, em Maceió. 

Segundo a assentada do Nova Esperança, Ana Paula, as próximas doações serão encaminhadas aos profissionais da saúde no município: “Será mais uma ação do MST para ajudar na prevenção ao Coronavírus aqui na região. Os profissionais da saúde precisam cada vez mais desses materiais e eles vão receber direto das mãos dos trabalhadores que estão nos assentamentos”, informa ela. 

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAL), o município de Olho D’Água do Casado não registra nenhum caso confirmado do Coronavírus. 

Solidariedade une campo e cidade

O assentamento Nova Esperança é uma das diversas áreas de Reforma Agrária que estão construindo ações de solidariedade neste período de pandemia. As ações vêm fortalecendo a organização e o combate ao Coronavírus no território, mas também vem ajudando a construir aproximações com a cidade através das iniciativas de doação de alimentos saudáveis.

Ainda compondo as ações de doação dos frutos da Reforma Agrária, o movimento entregou uma série de alimentos nos bairros do Bom Parto, Village Campestre, Vergel do Lago e Cidade Universitária para instituições e organizações que estão construindo campanhas de combate ao Coronavírus nas periferias de Maceió.

*Editado por Luciana Console