No Alto Sertão de Alagoas, MST lança novo programa de rádio semanal
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
A partir do próximo sábado (06) o MST ocupa mais um espaço nas ondas do rádio. Dessa vez na cidade de Olho D’Água do Casado, no Alto Sertão de Alagoas. O programa “A Hora do MST” vai ao ar com uma programação exclusiva para as famílias acampadas e assentadas da Reforma Agrária na região.
Todos os sábados, a partir das 8 horas da manhã, o programa vai ao ar pela Rádio Casadense FM e durante uma hora promete levar informação e muita música para todos os ouvintes. O programa também será transmitido online, extrapolando as fronteiras do município com a programação Sem Terra na web.
“É uma grande alegria poder fazer parte da construção desse programa. Temos um coletivo empenhado e envolvido para preparar toda a nossa programação com muita qualidade e com o jeito do MST”, explicou Ana Paula, assentada no município no assentamento Nova Esperança e apresentadora do programa.
Além de Ana Paula, o programa ainda envolve na produção, reportagem e equipe técnica, jovens assentados da região que têm se desafiado na organização coletiva do exercício radiofônico.
De acordo com José Neto, da direção nacional do MST, o programa será mais um instrumento do movimento para ampliar o diálogo com a sociedade e de manter informada as famílias que vivem nos acampamentos e assentamentos da região.
“O rádio é marca registrada na cultura e no cotidiano do povo sertanejo. Poder ter um programa com a mística e as ideias do MST é fundamental para que possamos dialogar ainda mais com a população do município, além de contribuir no processo de informação e formação nos territórios da Reforma Agrária”, destacou.
Ainda segundo José Neto, o programa só é possível graças ao empenho coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras organizados na região que visualizam na construção do programa de rádio um espaço importante na batalha das ideias na atualidade.
“Todos os sábados entraremos nas diversas comunidades, povoados, assentamentos e bairros do município, e isso tem uma significativa importância, em especial nesse momento que vivemos de tantas incertezas e bombardeio de informações”, comentou. “Vamos levar informação, mas também a esperança na organização coletiva para superarmos nossos desafios cotidianos, além de refletirmos juntos a realidade e as questões que são urgentes em nossa região”.
Com a produção do Setor de Comunicação do MST, o programa “A Hora do MST” em Olho D’Água do Casado é uma entre as diversas iniciativas que o movimento pretende construir em Alagoas na comunicação através das rádios.
*Editado por Fernanda Alcântara