Arraiá da Reforma Agrária anima a noite de São Pedro nas redes sociais do MST
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
Com artistas de todos os estados do Nordeste, o MST realiza hoje (29) uma verdadeira maratona de forró, xote e baião nas redes sociais. A transmissão ao vivo vai ao ar a partir das 19 horas e reúne artistas dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, além de parceiros do MST na região nordeste.
A programação deve contar com quase duas horas sem parar de muito forró. São oito convidados que vão levar o melhor da cultura nordestina para aquecer a noite de São Pedro com muito arrasta pé.
Representando Alagoas, o Arraiá conta com a participação de Bento Forrozeiro. Do estado de Pernambuco, é a dupla Ronaldo Rodriges e Deusinho Gondim que vai trazer muito forró. Direto do Rio Grande do Norte, é o artista popular Fernandinho Regis que vai marcar presença na festa, além de Romario Wesley, vindo do estado do Ceará. Tonhão do Piauí e Bodão, do estado da Paraíba também fazem parte da cantoria. Conduzindo o Arraiá é a artista e integrante do Setor de Cultura do MST no estado de Sergipe, Val Santos, que vai comandar a festa que promete reunir os ritmos, cores e sotaques do Nordeste.
De acordo com Val, os festejos juninos tem uma grande relação com a cultura Sem Terra, em especial pela sua influência agrária. “As festas juninas estão completamente ligadas com a terra e sua fertilidade. O nordestino planta quando chove e comemora em junho a colheita de sua produção. São João é isso”, comentou Santos.
Ainda segundo a artista, apesar das adversidades enfrentadas nesse ano, o camponês e camponesa no Nordeste tem muito o que comemorar. “Esse ano, apesar de todas as dificuldades, boa parte do Nordeste está ainda mais bonito com tanta chuva que teve nesse último período. As pessoas estão produzindo muito e é isso que temos que comemorar. Vamos nos despedir do mês de junho com muita alegria e muita música, comemorando a certeza de uma colheita farta em nossos assentamentos e acampamentos”, ressaltou ela.
Para Érica Rodrigues, do Setor de Comunicação do MST no Rio Grande do Norte a realização do Arraiá online é mais uma demonstração da criatividade do povo nordestino. “Para nós nordestinos e nordestinas, esse período é muito importante. Não só pelos festejos, mas pela simbologia de força que esse momento nos trás”, explicou ela, que participa da coordenação do Arraiá.
“Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando, esse é mais um momento de nos reinventarmos, reunir nossos companheiros e companheiras e fortalecer a nossa luta, mesmo que de longe”, finalizou a militante.
*Editado por Luciana G. Console