História
Livro destaca relação do MST com a Igreja Católica no Paraná
Por Rita Hilachuk, de Laranjeiras do Sul (PR)
Da Página do MST
Tendo em vista o descaso da imprensa hegemônica e toda a repressão sofrida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Padre João Caruana escreveu “O MST, um outro olhar – o que a mídia não divulga”. Publicado em 2019, o livro é resultado dos 35 anos de experiência do religioso no Brasil, grande parte no interior do Paraná. Atualmente atua na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Sarandi (PR), região noroeste do estado.
Padre João tem 77 anos, nasceu em Malta e deixou o país europeu em 1984. Quando chegou ao Brasil, apoiou ativamente movimentos sociais da cidade e do campo. “[…] eu procurei de ajudar com meu testemunho em Jesus Libertador, os demais cidadãos, igualmente de boa fé, mas vítimas da manipulação da grande imprensa, para que eles também entrem num processo de conscientização”, ressalta no prefácio.
As 223 páginas do livro, além de contar a história do Movimento, trazem entrevistas, poemas, fotografias e documentos históricos acerca do MST e do trabalho da Igreja. Padre João também se dedica a falar com aprofundamento da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), de Paranacity e Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Avante Ltda (Coana), de Querência do Norte.
A obra é uma forma de destacar a relação do movimento com a Igreja. “Neste livro eu quero mostrar que a liderança originária no Movimento, mesmo aceitando que o marxismo é uma inspiração na luta deles, eles conseguiram criar uma relação respeitosa com a igreja no Brasil, mesmo porque bastantes deles eram oriundos das comunidades eclesiais de base”, ressaltou.
O livro está disponível para download aqui.
*Editado por Fernanda Alcântara