Arte e Cultura
MC Abel lança música e videoclipe “Pelos Outros” inspirado em ações solidárias do MST
Da Página do MST
A canção “Pelos outros” é a mais nova composição do MC catarinense Abel. O single fala de solidariedade e resistência nestes tempos em que as condições mentais, sociais e econômicas da população pioraram. As ações de solidariedade do MST do Paraná, em especial a ação Marmitas da Terra, foram inspiração para o artista catarinense e fazem parte do vídeo da música, lançado nas plataformas virtuais nesta quarta-feira (14).
O jazz rap, com elementos sutis de funk, produzido por Zinho Beats, cria uma atmosfera leve para que o MC desenrole as ideias, baseadas em Lucas 3:11: “Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.”
Para complementar a visão, Eduardo Moreira, do instituto Conhecimento Liberta, eleito um dos 3 melhores economistas do Brasil em 2016, observa na introdução que “a verdade é que ninguém se salva sozinho. O carro que tu anda, a casa onde tu mora, a roupa que tu veste tem o suor de quem anda a pé, passa frio e vive no perigo. A miséria do irmão é o espelho do que a gente carrega no peito”, diz, na abertura da música.
A fonte de inspiração para que Abel amarrasse seus pensamentos foi um projeto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná, com doações de alimentos e produção de marmitas. “O próprio fato de usar uma máscara, eu estou fazendo por mim e pelos outros. Tomar uma vacina é a mesma coisa. Embora isso seja pequeno, possui uma grande importância”, diz.
“No meio do processo, por indicação de um grande amigo, conheci o trabalho do MST do Paraná. Através do ‘Marmitas da Terra’, eles distribuem marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária para pessoas em situação de vulnerabilidade, desde o início da pandemia. Cerca de 1100 pessoas são assistidas por semana, e achei incrível o trabalho. Parecia que a música tinha sido feita e pensada a partir do que vi ali”.
Por essa conexão, o vídeo gravado em estúdio sob a direção de Gabriel Silva, fotografia de Renan Bett e edição/pós-produção de Taysson Bett, tem projeção de imagens das ações cedidas pelo próprio MST em Curitiba. Sobre todo o conjunto da obra realizada, Abel revela que “esse é um dos meus trabalhos que mais me tocou até hoje. Não é sobre mim. É um convite a olharmos à nossa volta, o nosso amor a Deus se torna efetivo quando amamos o próximo”.
Ações de solidariedade do MST
As famílias Sem Terra do Paraná partilharam mais de 700 toneladas de alimentos saudáveis desde o início da pandemia – de março até agora. Foram pelo menos 120 ações de doação de alimentos in-natura e industrializados, com participação de mais de 60 acampamentos e 130 assentamentos do estado.
Desde maio de 2020, o MST também coordena a ação Marmitas da Terra, que produz e distribui refeições a pessoas em situação de rua e moradoras da periferia de Curitiba e Região Metropolitana. Pelo menos 1.100 marmitas são doadas todas as quartas-feiras, num total de mais de 65 mil refeições até agora, produzidas principalmente com alimentos vindos de áreas da Reforma Agrária.
A iniciativa envolve um coletivo de cerca de 180 militantes voluntários. Além da produção das marmitas, o grupo realiza mutirões semanais de plantio, manejo e colheita de alimentos no assentamento Contestado, na Lapa. A ação mantém uma campanha permanente de arrecadação de recursos para continuar as iniciativas. (veja aqui como contribuir).
As ações fazem parte da campanha nacional do MST em solidariedade a quem enfrenta o desemprego e a fome neste período de crise sanitária e de governo genocida de Bolsonaro. Em todo o país, já foram partilhadas mais de 5 mil toneladas de alimentos e 1 milhão de marmitas.
O single “Pelos Outros” está disponível nas plataformas de música digital (https://onerpm.link/PelosOutros) e o vídeo pode ser assistido no YouTube abaixo:
Sobre o Abel
Envolvido com a música desde a infância, Abel desenvolveu seu talento na igreja. Ainda na adolescência conheceu o RAP através dos Racionais MC’s, RZO, Apocalipse 16, Charlie Brown Jr e Planet Hemp. Essas influências contribuíram diretamente para linguagem musical que criaria mais tarde. Após integrar alguns grupos de RAP, incluindo o Efikaz, fez sua estreia solo em 2012 com o álbum “Sai Fora Caim”. Todo arquitetado pelo próprio MC e beatmaker de Joinville / SC, o projeto abriu portas.
Dividiu palcos com Benjah, Dominic Balli, Christafari, Oficina G3, Dj Alpiste, Lito Atalaia, Emicida, Marechal. E também participou de trabalhos do Fex Bandollero, Biorki, Felipe Vilela e Jhonatam Marques. Como produtor, a convite do Luiz Café (responsável pela mixagem de “Sai Fora Caim”), Abel gravou bateria em algumas produções, incluindo GRIOT do Marechal. Produziu “Nosso Tempo, do Akira Presidente com Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio, e participou do “Contest Remix Eu Já Sabia”, do Marcelo D2, no qual foi um dos finalistas.
*Editado por Fernanda Alcântara