Policiais Antifascismo
MST participa do 3º Congresso Nacional de Policiais Antifascismo no Rio Grande do Norte
Da Página do MST
A terceira edição do Congresso Nacional de Policiais Antifascismo acontecerá no auditório do Cemure (bairro de Cidade da Esperança), na cidade de Natal/RN, nos dias 23 e 25 de março de 2022 (no Dia 25, no Auditório do Sinsenat, em Cidade Alta), sempre no período noturno, por volta das 18:30h às 22h.
O tema do Congresso esse ano será: “Por uma Segurança Pública Democrática, Antifascista e Antirracista”.O evento será composto por duas mesas: 1) O fascismo no Brasil, ontem e hoje, suas causas, consequências e conjuntura; e 2) A Segurança Pública no Brasil e a necessidade de reformulação estrutural e de relacionamento com a sociedade. Entre os movimentos e organizações populares que contribuirão no debate, o Movimento Sem Terra estará presente com a participação de João Pedro Stedile, da direção nacional do MST.
No último dia do evento, haverá, em local ainda a ser definido, a Leitura da Carta de Natal, onde serão expostos os propósitos, estruturação e próximos passos do movimento.
O Movimento dos Policiais Antifascismo surgiu em 2016, a partir do encontro de policiais (estaduais e federais), militares, guardas municipais, policiais penais e bombeiros, visando a construção de um projeto democrático de segurança pública para o país.
O Congresso tem por objetivo dialogar com a sociedade e o poder político para definir uma pauta mínima propositiva para a formulação de um modelo democrático de segurança pública para o Brasil.
Os Policiais Antifascismo pretendem contribuir para o debate de uma nova política de segurança democrática, juntando-se aos setores políticos progressistas, que apontam para a necessidade de mudança dos atuais modelos.
Confira a programação:
DIA 01 (23/03 – 18:30)
Mesa: O Fascismo no Brasil, ontem e hoje, suas causas, consequências e conjuntura.
Convidados: Cláudia Mária Dadico; Eduardo Moreira; Jessé Souza; Pedro Chê
DIA 02 (24/03 – 18:30)
Mesa 2 : A Segurança Pública no Brasil e a necessidade de reformulação estrutural e de relacionamento com a sociedade.
Convidados: Anisio Marinho Neto; Páris Barbosa; João Pedro Stedille; Tânia Oliveira
DIA 03 (25/03 – 19:00)
Turno: Noite – Mesa: A Carta de Natal e Fala dos Apoiadores/Observadores