Estiagem no RS
Ocupação da Secretaria da Agricultura em Porto Alegre busca respostas para superar a estiagem
Após conversa com a Secretária Silvana Covatti os representantes dos movimentos sociais se manterão no local até obterem um retorno concreto

Por Maiara Rauber
Dá Página do MST
Na tarde de ontem, dia 29, movimentos sociais do campo e camponeses realizaram uma reunião com a Secretária Silvana Covatti para tratar novamente da problemática da estiagem no Rio Grande do Sul. A pauta específica em questão foi o auxílio e o crédito emergencial que devem ser destinados para amenizar os impactos da seca no estado.
No entanto, o governo do estado segue sem um retorno concreto. Por isso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) decidiram ocupar as dependências da Secretaria da Agricultura Estadual até obterem uma resposta concreta para oferecer às famílias agricultoras gaúchas.
De acordo com Douglas Cenci, da Fetraf, os representantes querem a informação exata da quantidade de famílias beneficiadas, e o valor. “Não vamos voltar para casa sem uma resposta da nossa pauta. Vamos resistir aqui, aguardando algo concreto daquilo que estamos demandando sobre a estiagem”, pontua Salete Carollo da Direção Estadual do MST no RS.
*Editado por Fernanda Alcântara