Justiça
MST manifesta solidariedade ao advogado Marco Apolo Santana Leão
Da Página do MST
Eu advogo de graça por dedicação sincera à causa dos desgraçados. Não pretendo lucros. Não temo represálias.” (Luís Gama)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público manifestar total repúdio contra as acusações feitas pelo sr. Florisvaldo Vieira Martins, ex-superintendente da Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual do Pará (FUNASA), aferidas contra o advogado e defensor dos direitos humanos no Pará, o advogado Marco Apolo Santana Leão.
O ex-presidente da Funasa fez uma representação contra o advogado junto a Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará em 25/05/2015 por atuar na época em defesa dos servidores federais e manifestar indignação ao tratamento e atitudes arbitrárias dados aos servidores que exigiam uma reunião com o superintendente. Na época, Dr. Marco Apolo, que também é advogado sindical, estava atuando na defesa dos direitos dos servidores públicos federais.
Marco Apolo é um dos advogados e parceiro do Movimento Sem Terra, é da coordenação da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), atuou em casos importantes em defesa dos trabalhadores rurais como no emblemático caso da justiça no Pará, o julgamento do caso Eldorado do Carajás. Ele também atua em casos de suma importância em defesa da classe trabalhadora.
Pedimos para que estas acusações contra o advogado Marco Apolo sejam arquivadas no Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará e que a justiça atue em defesa verdadeiramente das garantias e direitos do povo.
Manifestamos solidariedade e profundo respeito a este lutador do povo no Pará.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST no Pará
Belém, 26 de abril de 2022.