Justiça

MST manifesta solidariedade ao advogado Marco Apolo Santana Leão

Advogado atuou em casos importantes em defesa dos trabalhadores rurais

Da Página do MST

Eu advogo de graça por dedicação sincera à causa dos desgraçados. Não pretendo lucros. Não temo represálias.” (Luís Gama)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público manifestar total repúdio contra as acusações feitas pelo sr. Florisvaldo Vieira Martins, ex-superintendente da Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual do Pará (FUNASA), aferidas contra o advogado e defensor dos direitos humanos no Pará, o advogado Marco Apolo Santana Leão.

O ex-presidente da Funasa fez uma representação contra o advogado junto a Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará em 25/05/2015 por atuar na época em defesa dos servidores federais e manifestar indignação ao tratamento e atitudes arbitrárias dados aos servidores que exigiam uma reunião com o superintendente. Na época, Dr. Marco Apolo, que também é advogado sindical, estava atuando na defesa dos direitos dos servidores públicos federais.

Marco Apolo é um dos advogados e parceiro do Movimento Sem Terra, é da coordenação da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), atuou em casos importantes em defesa dos trabalhadores rurais como no emblemático caso da justiça no Pará, o julgamento do caso Eldorado do Carajás. Ele também atua em casos de suma importância em defesa da classe trabalhadora.

Pedimos para que estas acusações contra o advogado Marco Apolo sejam arquivadas no Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará e que a justiça atue em defesa verdadeiramente das garantias e direitos do povo.

Manifestamos solidariedade e profundo respeito a este lutador do povo no Pará.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST no Pará

Belém, 26 de abril de 2022.