Saúde Popular
MST realiza I Encontro Nordeste dos Agentes Populares de Saúde do Campo, em PE
Por Francisco Terto, Setor de Comunicação MST/PE
Da Página do MST
A pandemia da Covid-19 ceifou mais 680 mil vidas no Brasil e ainda continuam morrendo brasileiros e brasileiras todos os dias, com novas variantes que surgiram durante a pandemia, além de recentemente à varíola dos macacos, ou Monkeypox, que também já é uma realidade em nosso país. Por isso, é fundamental mantermos os cuidados sanitários e a vacinação atualizadas.
O I Encontro Nordeste dos Agentes Populares de Saúde do Campo, está sendo realizado de 26 à 28 de agosto, Centro de Formação Paulo Freire, em Caruaru, Pernambuco.
Os Agentes Populares de Saúde do Campo (APSC) nasceram nesse processo de defesa da vida e reafirmam a necessidade de mantermos os cuidados e a continuidade desse trabalho, junto aos territórios.
Nesse contexto, o objetivo do encontro é discutir e socializar os trabalhos realizados pelos agentes nos seis estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe presentes ao longo dessa construção de 1 ano e 8 meses, além de apontar caminhos coletivos de continuidade; mas, sobretudo, realizar um planejamento unificado para retomada das ações dos Agentes Populares de Saúde do Campo nestes estados para seguir cuidando da vida do povo.
Iniciado a partir de 2020 o projeto dos APSC, por meio do trabalho de base nas periferias urbanas e rurais, vem construídas formas de estabelecer e manter um diálogo aberto com as comunidades mais vulneráveis à Covid-19. Diante do cenário atual é o momento de avaliarmos todo esse processo, mas sobretudo de planejarmos quais serão às próximas ações.
*Editado por Solange Engelmann