Cultura e Política
II Festival de Política e Cultura acontece hoje na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo
Da Página do MST
Em sua segunda edição, o Festival de Política e Cultura “A esperança vai vencer o medo” reúne coletivos, artistas, movimentos populares e culturais em defesa da democracia e contra o governo Bolsonaro, a atividade acontece hoje (27 de agosto) das 13h às 20h, na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo
Após o sucesso da primeira edição, que aconteceu entre os dias 25 e 30 de julho, e findou reunindo mais de 5 mil pessoas em uma tarde de diversas atividades culturais em frente ao Armazém do Campo, a segunda edição do Festival acontecerá na Ocupação 9 de Julho, no próximo sábado (27), a partir das 13h. Com a bandeira da defesa da democracia e contra o fascismo, ele reunirá a banda Preta Batuque, o bloco Nu Vuco Vuco, a bateria da Comunidade do Areião e DJs que tocam em parceria com os bares Miúda e Pratododia, entre elas: DJs Iasmin, Yve e Carlu.
Seguindo a mesma linha da edição anterior de reunir política, cultura e gastronomia, quem passar pelo II Festival poderá comer o típico arroz carreteiro do Movimento Sem Terra; e o sanduíche de pernil preparado pelas cozinhas da Cervejaria Central da Barra Funda e o restaurante Laskarina.Também estará no cardápio gastronômico o Choripan do restaurante Bocada’s e comidas veganas feitas pelo Vitrola na Praia. Também haverá drinks temáticos produzidos especialmente para a ocasião, cervejas artesanais e outras comidas e bebidas que fazem parte do cardápio dos bares e restaurantes que constroem os “Bares pela Democracia”.
Outra atração desta edição será a venda de artigos e produções políticas, estarão presentes no pátio da Ocupação banquinhas de roupas, acessórios e publicações. Até o momento já foram confirmadas banquinhas da Alastra, Corá, Convés Ateliê, Feira Vermelha e Yerba. Ademais, tanto no Festival quanto em seus próprios estabelecimentos parcela dos bares oferecerão em seus cardápios opções a custo de 13 reais, vinculados à #Promo13.
Por fim, além das apresentações na Ocupação 9 de julho, os “Bares pela Democracia” também realizarão um circuito conjunto de atividades em seus próprios estabelecimentos. Entre elas já estão confirmados o dia de feijoada no Armazém do Campo; o samba de “Canto a canto”, no Boteco Dona Tati; a festa “Se pular é disco”, no Boteco PratoDoDia; o show do Hitchcocks e discotecagem do Tibira, no Deep Bar; a “Festa Procissão”, no Lola Bar; a discotecagem Maniva, na Miúda; o show dos The Shelsons Naissius Stoned Pipe, no Porão da Cerveja; a Feira Bananeira, no Espaço Bananal; o show do Surdo Marco, na Toca da Capivara; a Festa do Sol, no Boteco Furdunço; o show da Mana Bella, no Torneira Bar; e a festa Dark Honey, no Shuffle Bar.
Bares pela democracia
Compreendendo que os espaços são políticos e que a profunda crise que vivemos no Brasil tem afetado principalmente os pequenos comércios, assim como o desenvolvimento cultural que se constrói por meio e junto a eles, os Bares pela Democracia nascem a partir da iniciativa de construção do I Festival de Cultura e Política “A esperança vai vencer o medo”. Trata-se de uma ampla articulação entre os Comitês Populares e uma média de 60 bares que estão distribuídos pela grande São Paulo.
PROGRAMAÇÃO NA OCUPAÇÃO 9 DE JULHO
13h00 às 14h00 | Playlist da Casa
14h00 às 15h00 | Bateria da Comunidade do Areião
15h00 às 16h00 | DJ Iasmin
16h00 às 17h00 | Bloco Nu Vuco Vuco
17h00 às 18h00 | DJ Yve Soul
18h00 às 19h00 | DJ Carlu
19h00 às 20h00 | Preta Batuque
Serviço
O que: II Festival de Política e Cultura “A esperança vai vencer o medo” acontecerá 27 de agosto na Ocupação 9 de Julho, São Paulo*
Quando: 27 de agosto de 2022
Local: Ocupação 9 de Julho – Rua Álvaro de Carvalho, 427 | Bela Vista, SP
Organização: Comitês Populares, Bares pela Democracia, Movimento Sem Terra (MST), Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), Levante Popular da Juventude (Levante), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Movimento Brasil Popular, Casa Carolina Maria de Jesus, Afronte, Sta. Cecília Sem Medo/Lapa Sem Medo, RUA – Juventude Anticapitalista, União da Juventude Socialista (UJS) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
*Editado por Fernanda Alcântara