Cooperativismo
Cooperativa de Crédito Crehnor comemora 27 anos de construção, lutas e conquistas
Por Rita Hilachuk
Para Página do MST
Fundada em fundada em 1996, a Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária (Crehnor) é fruto da luta de camponeses e camponesas da Reforma Agrária e agricultores familiares que enfrentavam a escassez de linhas de crédito e produtos financeiros adequados às suas demandas no estado do Paraná. Desde então, a Crehnor trabalha em sinergia com o desenvolvimento social, econômico e sustentável.
“Para nós, pequenos agricultores, é de uma importância muito grande estar aqui. A gente se sente valorizado dentro da Cooperativa. Como eu já sou aposentado, tenho uns privilégios aqui dentro. Na nossa família, a maioria são sócios da cooperativa, então a gente agradece de coração a Crehnor por estes momentos que estamos comemorando”, ressaltou o cooperado Sadi Amorin.
“Sempre lutamos pelo acesso a políticas públicas para assentados da Reforma Agrária e agricultores familiares. Desde o acesso a crédito para construção e reforma de moradias, plantios e colheitas de alimentos, até o incentivo as associações e cooperativas dessas famílias para industrialização e comercialização dos alimentos”, explicou o Presidente da Crehnor, Natalino Alves.
A cooperativa tem sede em Laranjeiras do Sul (PR), com Pontos de Atendimento Cooperativo (PAC) em Rio Bonito do Iguaçu (PR) e Quedas do Iguaçu (PR). Além disso, atende cooperados em diversas partes do Brasil através de PAC Digital PF (Pessoa Física) e também as cooperativas de produção da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária com o PAC Digital PJ (Pessoas Jurídicas).
A Crehnor apoia o desenvolvimento produtivo e comercial de diversas cooperativas em território nacional, por meio da parceria com o Financiamento Popular para Alimentos Saudáveis (FINAPOP), focado na captação de recursos e investimentos para a produção sustentável de alimentos, contribuindo na geração de renda das famílias camponesas, o fortalecimento da cooperação, da agroindustrialização e da agroecologia.
Crehnor em números
O dinheiro investido na Crehnor volta para a comunidade financiando projetos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar. Atualmente, mais de 4.000 cooperados fazem parte da Cooperativa.
Hoje, mais de 120 cooperativas de Produção da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar vinculadas ao Movimento Sem Terra (MST), estão junto com a Crehnor fortalecendo a intercooperação e a cooperativa como um importante instrumento de construção e desenvolvimento da Agricultura Camponesa.
“A Crehnor é uma Cooperativa de Crédito nossa! Construída com a força dos camponeses da Reforma Agrária e agricultores familiares, que desde 1996, vem se fortalecendo a cada dia, se tornando uma ferramenta econômica à altura do potencial de seus criadores. Fomentando a cooperação, a produção de alimentos agroecológicos e os sonhos de quem luta por uma sociedade melhor”, destacou o membro do Conselho Diretor, Armelindo Rosa Maia, conhecido como Bea.
De 2022 para cá, a Crehnor teve um crescimento de 35% no capital social, 23% no depósito a prazo e 20% no número de sócios. Outro ponto de destaque são os projetos de habitação. Em 2007, a cooperativa desenvolveu os primeiros empreendimentos e atualmente passam de 1.600 unidades construídas ou reformadas em projetos Rurais e Urbanos através do programa Minha Casa Minha Vida, realizando o sonho dessas famílias de ter sua casa própria.
Hoje a Cooperativa conta com diversos serviços, como aplicativo, internet banking, cartão de débito e Pix e oferece produtos como seguros, consórcios, financiamentos, dentre outras atividades comerciais de serviços bancários.
Nestes 27 anos de história, a Crehnor se tornou um importante instrumento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na transformação social, possibilitando o acesso ao crédito, serviços financeiros e políticas públicas, para pequenos agricultores e famílias assentadas da Reforma Agrária.
*Editado por Solange Engelmann