Internacionalizemos a Luta!
Podcast do MST lança episódio sobre o papel da cultura nas revoluções
Da Página do MST
O novo episódio do Podcast do MST Internacionalizemos a luta! será lançado nesta sexta-feira (3), na plataforma do Spotify e nas redes sociais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com o tema: “Cultura na luta dos Povos”.
A cultura tem sido um instrumento de luta utilizado historicamente em todo o mundo. É um elemento central na comunicação com o povo, no processo de agitação e propaganda e também na luta ideológica.
Há muitas experiências importantes da cultura como elemento revolucionário. Desde os tempos de agritprop da Revolução Russa, até o muralismo mexicano, passando pela música de resistência da América Latina e outras partes do mundo.
Por essa razão, a cultura foi um o tema escolhido para este mês de fevereiro, em que o Brasil inteiro vive uma de suas expressões mais vivas e massivas de sua cultura: o Carnaval.
Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso. Mesmo o Carnaval da Idade Média, época de grande proeminência da Igreja Católica, estava baseado na premissa de inversão hierárquica e no desafio, mesmo que temporário, às estruturas de poder.
Neste sentido, para entender o tema na atualidade o Podcast traz uma conversa com a companheira Ana Chã, do Setor de Cultura do MST, e com a companheira Tings, do grupo de cultura da Assembleia internacional dos Povos (AIP); colocando o debate sobre o papel da cultura na luta ideológica através dos tempos e das fronteiras, tanto no Brasil, quanto na esfera internacional.
Com nossas âncoras Carla Loop do Coletivo Nacional de Cultura do MST e Messilene Gorete do Coletivo de Relações Internacionais do MST, também vamos desbravar juntos as experiências das Brigadas Internacionalistas do MST, as vivências culturais de resistência com os povos da Zambia, Cuba, Haiti e Venezuela, que ilustrarão o quadro “Luta sem Fronteiras”.
Já no quadro do programa “Os Povos na História”, vamos trazer experiências históricas e culturais asiáticas que não são tão conhecidas do nosso povo, sobre a da Revolução Chinesa e da Indonésia.
Tudo isso e muito mais poderá ser conferido no episódio #6 do Podcast Internacionalizemos a Luta! Produzido em parceria entre o Coletivo Nacional de Relações Internacionais (CRI) e o setor de Comunicação do MST, com a intenção de apresentar informações e elementos para auxiliar os militantes e a sociedade em geral a entender o mundo e, principalmente, analisar a geopolítica internacional com o recorte da luta de classes.
Confira também os outros episódios do Podcast do MST
#5 l Haiti, a revolução negra interrompida
Este episódio trata sobre o Haiti e a revolução negra interrompida. Contando com a participação de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines falando sobre a independência do país, para depois entender a atual e profunda crise política, econômica e social que vem gerando grandes mobilizações.
#4 l Eleger Lula, para o Brasil e o mundo
O quarto episódio do Podcast Internacionalizemos a luta! discute: o que significa a eleição de Lula para o mundo? No momento em que o Brasil atravessou mais uma eleição histórica e se preparou para o segundo turno das eleições presidenciais entre Lula e Bolsonaro.
Este programa te leva até o continente africano, berço da história dos povos, para trazer a história de luta de Samora Machel e a resistência de Moçambique, falando sobre sua vida e sobre a Brigada Internacionalista do MST na África, que leva seu nome e hoje concentra os trabalho na Zâmbia. Por fim, a entrevista deste programa foi com Beluce Bellucci, professor de história econômica, com ênfase em história contemporânea da África e no processo de globalização.
#2 l Chávez Presente, na luta permanente!
Em homenagem ao legado do comandante da Venezuela, Hugo Chávez, que em 28 de julho completou 68 anos de nascimento, o segundo episódio do Podcast “Internacionalizemos a Luta!”, traz como tema: “Chávez Presente, na Luta Permanente” e faz uma viagem até a Venezuela. Além disso, as âncoras Missilene e Carla entrevistam Pilar Troya, da Assembleia Internacional dos Povos, que fala sobre as recentes paralisações no Equador lideradas pelo movimento indígena.
#1 l Caribe: cultura, resistência e revolução
Neste programa, é resgatado o legado do Movimento 26 de julho, destacando que o mesmo foi uma “semente para a Revolução Cubana”, e em seguida viaja até o Haiti para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por militantes do MST na Brigada Jean-Jacques Dessalines. Por fim, entrevista Angelo Garcia, professor voluntário da ENFF e amigo do Movimento, sobre o resultado das eleições na Colômbia e seu significado para luta política em toda América Latina.
Neste primeiro programa, o bloco “Os Povos na História”, narra sobre a importância do dia 1º de maio e no segundo bloco, protagonizado pelas brigadas do MST pelo mundo, o tema trata de Cuba e as celebrações do dia do trabalhador. No terceiro bloco, o historiador Valter Pomar fala mais sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.
*Editado por Solange Engelmann