Juventude
Formação promove encontro entre juventude indígena, e Sem Terra e urbana no MST
Da Página do MST
O Centro de Pesquisa Geraldo Garcia (CEPEGE), em parceria com a Entidade do Fundo Brasil, promoveu no último final de semana um encontro de formação com as juventudes indígena, Sem Terra e urbana na Região Fronteira para discutir juventude e direitos humanos.
Entre os dias 9 a 11 de junho, o acampamento Alexandre Sabala foi um espaço de acolhimento e Formação. O Seminário buscou fortalecer o diálogo entre esses grupos, promovendo a conscientização sobre a importância dos direitos humanos e a luta pelos direitos de jovens em situação de vulnerabilidade.
O Seminário contou com a participação de cerca de 40 jovens, provenientes de diferentes comunidades indígenas e Sem Terra de algumas regiões do estado. Durante os três dias de atividades intensas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, trocar conhecimentos e aprender sobre os desafios enfrentados e denunciar as violências sofridas, e foram incentivados a estabelecer parcerias e a desenvolver ações coletivas que possam impactar positivamente suas comunidades e sociedade em geral.
A programação incluiu palestras, oficinas e rodas de conversa, abordando temas como a importância da preservação cultural, a defesa dos direitos territorios indígenas, a inclusão social e a garantia de acesso à educação de qualidade. Além disso, foram discutidas questões específicas da juventude, como a necessidade de oportunidades de trabalho e de participação política para os jovens.
Essa atividade conseguiu reunir jovens de diferentes realidades, mas que compartilham desafios semelhantes. Foi importante ver a troca de experiências e a construção de laços de solidariedade entre os participantes”, afirmou um dos jovens participantes.
*Editado por Fernanda Alcântara