Sim, Eu Posso!
Sim, Eu Posso alfabetizar a Bahia!
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
É no ritmo que nos traz a canção ‘todo mundo tem que ter direito, todo mundo tem que saber ler, é tempo de revolucionar, são novos momentos de viver’, que cerca de 300 educadores populares se reúnem para o início da Formação de Alfabetizadores e Alfabetizadoras da Campanha Sim, Eu Posso alfabetizar a Bahia!
A atividade que teve início na manhã desta segunda-feira (12) vai acontecer até a próxima sexta-feira (16), em São Gonçalo dos Campos, na região do recôncavo baiano. Serão dias de estudo, organização e planejamento da Campanha que contempla 16 municípios do estado. No final do processo os alfabetizadores seguirão rumo à Salvador para o lançamento da Campanha de Alfabetização, que ocorrerá no sábado (17), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2019, mais de 1,5 milhões de pessoas que residem na Bahia, acima de 15 anos idade, não sabiam ler nem escrever, correspondendo a 13% da população do estado. O estudo evidencia que nove em cada 10 pessoas não alfabetizadas têm 40 anos ou mais de idade, sendo que mais da metade destas são idosos com 60 anos ou mais, autodeclarados pretos e pardos.
A campanha pretende formar turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, em comunidades rurais, quilombolas, indígenas e nas periferias urbanas do estado. As turmas serão formadas nos municípios de Camamu, Igrapiúna, Wenceslau Guimarães, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Santo Amaro, Dias D’ávila, Feira de Santana, Iguaí, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista.
Na mesa de abertura da atividade participaram Poliana Reis, diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais do estado da Bahia; Adriana Marmory, Magnífica Reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Paulo César, direção Estadual do MST-BA; Eliane Oliveira, direção Nacional do MST; Simone Souza, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Sintia Paula Carvalho, do Setor Estadual de Educação do MST-BA.
A Campanha de Alfabetização Sim, Eu Posso é realizada em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
*Editado por Fernanda Alcântara