Memória e Luta

Clodomir Morais, uma vida de legado pela Reforma Agrária

Conheça o sociólogo brasileiro mundialmente conhecido por criar tecnologias sociais de organização massiva entre a classe camponesa

Clodomir Morais. Imagem: Reprodução

Da Página do MST

Clodomir Santos de Morais nasceu no dia 30 de setembro de 1928, na cidade de Santa Maria da Vitória, na Bahia, foi sociólogo, jurista, advogado, jornalista e escritor com mais de 20 livros publicados – a maioria enquanto esteve exilado do Brasil, durante a ditatura militar.

Em sua vasta trajetória, Clodomir atou como militante comunista, deputado estadual e foi uma das lideranças das Ligas Camponesas. Após o golpe militar de 1964 teve seus direitos políticos cassados e chegou a ser preso junto com o educador Paulo Freire.

Mesmo as penas da truculência do sequestro e da tortura do regime militar fascista não conseguiram quebrar a altivez e a consciência revolucionária de Clodomir Morais, que chegou a sofrer cassação dos seus direitos políticos e exílio.

A repressão vivida só fez Clodomir aumentar suas convicções por justiça social. Depois de passar por vários países, fixou-se na Alemanha Oriental, onde se tornou mestre e doutor em sociologia, com a tese: Elementos de Teoria da Organização, na Universidade de Rostock – instituição em que também foi professor visitante. No Chile, Clodomir especializou-se em Antropologia Cultural pela Universidade do Chile e em Reforma Agrária pelo Instituto de Formação e Pesquisa em Reforma Agrária (ICIRA).

Seus estudos e prática lhe permitiram criar uma famosas tecnologias sociais de organização massiva, conhecida como Método da Capacitação Massiva (MCM), método este que integra o Laboratório Organizacional (LO), também conhecido como Laboratório Experimental, que é referência mundial até os dias atuais no processo social de organização da classe trabalhadora camponesa.

Seu trabalho nessa área foi reconhecido mundialmente, ao ponto de a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outra agência da ONU dedicada à agricultura (FAO) contratarem-no para ser Conselheiro em Capacitação e Organização de camponeses em processos de reforma agrária. Posteriormente, ainda pela Organização das Nações Unidas, Clodomir dirigiu projetos da organização em países como Honduras, Panamá, México, Portugal. Também assessorou a Reforma Agrária de países como Peru, Costa Rica e Angola.

Ao retornar do exílio em 1979, Morais foi professor da Universidade de Brasília (UNB), onde fundou o Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo (IATTERMUND), de exercitou na prática de projetos baseados em seu método, com uma equipe multidisciplinar, com técnicos da América, Europa e África. Até os dias de hoje seu método de capacitação massiva segue vigente, atual. Clodomir também viveu e lecionou em Rondônia por cerca de 20 anos, inclusive como professor na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que o homenageou com o título “Dr. Honoris Causa”.

Por onde trabalhou o professor Clodomir Morais recebeu inúmeros prêmios de organizações campesinas, e também do Conselho de Reitores da América Central e ainda, como professor visitante e conferencista em várias universidades da Europa, África e na Ásia.

Aos militantes, dirigentes e estudiosos da luta pela Reforma Agrária, Clodomir deixou um grande legado de sabedoria no interminável trabalho de organização e de formação de quadros no movimento operário e dos camponeses pobres. Lutou vigorosamente em defesa da reforma agrária até o final de sua vida, em 25 de março de 2016.

Leia Clodomir Morais!

Os livros mais destacados escritos por Clodomir Morais foram publicados em vários países e idiomas: Queda de uma oligarquia, História das Ligas Camponesas do Brasil, O Reencontrado elo perdido das Reformas Agrárias, Dicionário de Reforma Agrária América Latina, 10 Reformas Agrárias, Um futuro para os excluídos, Cenários de Libertação (Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade), entre muitos outros.

Em meio as suas obras, uma das de imprescindível leitura é a do livro “A história das ligas Camponesas do Brasil”, escrito por Clodomir para não deixar que apagassem a importante história de luta das Ligas Camponesas. No livro ele destaca como no Nordeste o movimento de organização da classe camponesa apresentou as características de uma organização revolucionária.

Imagem: Reprodução

Outra indicação de leitura é a obra “Cinco Modelos de Reforma Agrária”, disponível em espanhol. Nesta narrativa o autor apresenta o acúmulo prático das Ligas Camponesas, além de outras experiências, um marco metodológico e teórico para o prévio diagnóstico e a fase posterior, de elaboração, de um Plano Nacional de Reforma Agrária.

Para ler o livro “A história das ligas Camponesas do Brasil” basta clicar aqui. Já a obra “Cinco Modelos de Reforma Agrária” está disponível clicando aqui.

Imagem: Reprodução

*Editado por Lays Furtado