Nota de Pesar
Seguiremos a marcha de Nalu
Da Página do MST
Foi com muita tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu a notícia do falecimento da nossa querida companheira Nalu Faria na tarde desta sexta-feira (06/10).
Nalu é uma daquelas pessoas imprescindíveis, que desde jovem esteve nas trincheiras da luta pela construção do feminismo no Brasil. Sempre atenta e alinhada às mulheres trabalhadoras, suas lutas e resistências, Nalu reafirmava o feminismo uma perspectiva de classe em sua práxis.
Militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e do Partido dos Trabalhadores (PT), atuou também na Sempre Viva Organização Feminista, construindo o debate do feminismo como fundamental para a construção do socialismo.
Nalu contribuiu na formação de algumas gerações de feministas no Brasil e na América Latina; rompendo as cercas da academia e da classe média, ajudou a trazer à tona uma perspectiva popular do feminismo, que tem aportado as lutas cotidianas das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade nas mais diversas organizações.
O Movimento Sem Terra se despede desta combativa companheira e se solidariza com seus familiares, afirmando que sua rebeldia e coragem seguirão em nós não só no 8 de março, mas em cada luta contra a exploração e a opressão, rumo à sociedade socialista e feminista pela qual ela dedicou sua vida.
Nalu está presente, pois a gente até sente o pulsar de seu coração!
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
06 de outubro de 2023