Prêmio

Projeto para mulheres em GO é premiado pela Embaixada da Espanha, IICA, ONU e FAO

O projeto goiano “Energia das Mulheres da Terra" ficou em primeiro lugar na premiação. Solenidade de entrega aconteceu em Brasília, na quinta (19)
Mulheres do projeto “Energia das Mulheres da Terra” de GO, premiado na última quinta (19). Foto: projeto “Energia das Mulheres da Terra”

Por Gerson Neto/Projeto Energia das Mulheres da Terra
Para Página do MST

Na última quinta-feira (19), a Embaixada da Espanha, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a ONU Mulheres e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgaram os projetos vencedores do prêmio “Mulheres Rurais, Espanha Reconhece”. A premiação ocorreu em Brasília.

O primeiro lugar da premiação foi entregue ao projeto goiano “Energia das Mulheres da Terra”, realizado pela empresa de assessoria rural Gepaaf, sediada em Inhumas, Goiás e pela Cooperativa de Trabalho Casa do Cerrado, sediada em Ceres (GO).

O prêmio recebeu 218 inscrições de todos os estados do Brasil. Confira a premiação no link abaixo, a partir de 01 hora e 25 minutos:

O projeto “Energia das Mulheres da Terra”, beneficiou 92 mulheres agricultoras e 9 organizações de mulheres, entre 2019 e 2023, com a implantação de um conjunto de tecnologias sociais: biodigestores sertanejos em ferrocimento, sistemas de abastecimento de água com energia solar (bomba solar), sistemas de captação e armazenamento de água de chuva, tanques de peixes agroecológicos e sistemas de energia solar fotovoltaica.

A rede inclui ainda um mecanismo de Fundo Solidário, em que grupos de mulheres agricultoras financiam projetos para outras mulheres de suas comunidades, a partir das economias e da renda gerada pelas tecnologias implantadas.

Certificado da premiação. Foto: Pedro Cavalcante
Famílias concluem a construção do reservatório coletivo de 32.000 litros (2020), em Caiapônia/GO. Foto: projeto “Energia das Mulheres da Terra”

Este projeto recebeu recursos do Fundo Socioambiental Caixa, no edital nº 2/2017, através de proposta elaborada pela empresa Gepaaf Assessoria Rural, em parceria com a Cooperativa de Trabalho Casa do Cerrado, o Instituto Cooruja, a Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG e uma rede de organizações da Agricultura Familiar do estado de Goiás.

Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no link: https://www.premiomulheresrurais.com.br/

Rede Energia das Mulheres da Terra

A Rede Energia das Mulheres da Terra é uma rede solidária, que atua na qualificação dos processos de produção de grupos de mulheres agricultoras familiares no estado de Goiás, por meio da implantação de projetos de energia renovável e recursos hídricos.

Mutirão de construção de Biodigestor (2019), em Orizona (GO). Foto: projeto “Energia das Mulheres da Terra”
Construção do Sistema de Energia Solar da agroindústria de polpas de frutas, doces e geleias da APRO-BOM  (2022), em Nazário (GO). Foto: Lizi Dalenogari

O objetivo da Rede é contribuir para fortalecer sistemas de produção sustentáveis, geridos por mulheres agricultoras; apoiar a produção e disponibilidade de alimentos saudáveis nos mercados locais; promover a melhoria na qualidade de vida e saúde de comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental; promover o desenvolvimento rural sustentável e contribuir para a transformação da matriz energética da Agricultura Familiar no estado de Goiás.

Os próximos passos do projeto será na busca de recursos para uma nova fase de atividades, “Energia das Mulheres da Terra – Fase 2”, para ampliar estes resultados, amadurecer propostas de políticas públicas de Energias Renováveis para Mulheres Agricultoras e Soberania Alimentar, e seguir confrontando e superando barreiras na luta pela igualdade de gênero no campo!

Mais informações sobre o projeto: Instagram: www.instagram.com/energiadasmulheresdaterra / Link do vídeo do projeto: https://youtu.be/nANeSTzUl1c / e-mail: [email protected] 

*Editado por Solange Engelmann