Reforma Agrária Popular
Assentamentos do MST em Santa Maria da Boa Vista ganham destaque na produção de acerola
Por MST Pernambuco
Da Página do MST
Hoje (10) a considerada “Capital da Reforma Agrária Popular”- por possuir 16 Assentamentos em um só município, atulharam 3 carretas e 4 caminhões com produções oriundas dos Assentados e Assentadas.
Não é de hoje que os Assentamentos de Santa Maria, região Sertão do São Francisco pernambucano, se destacam como celeiro de produtividade de alimentos, demonstrando a força do povo Sem Terra e a vitalidade da Reforma Agrária.
Sob o lema “Se o campo não planta, a cidade não janta”, os Assentamentos Safra, Vitória, Brilhante, Boqueirão e Aquários testemunham o fruto do incansável esforço das famílias que labutam para garantir uma produção de alimentos e a organização econômica da vida no campo.
Neste dia marcante, 7.500 caixas de acerolas partem desses Assentamentos, carregando consigo não apenas o sabor vibrante do Sertão, mas também a mensagem clara da importância da Reforma Agrária. Essa iniciativa não só supre as demandas alimentares, mas cumprem um papel crucial no desempenho da agricultura familiar e na geração de emprego e renda.
Por meio do trabalho árduo dessas famílias, a agricultura torna-se um alicerce robusto para o desenvolvimento local. A produção sustentável alimenta as mesas das cidades, capitais e também, fomentam uma cadeia econômica que reverbera positivamente em toda a região.
Portanto, cada caixa de acerola que deixa os Assentamentos é mais do que um produto agrícola, é um testemunho vivo de como a terra, quando nas mãos certas, floresce não apenas em frutos, mas em prosperidade compartilhada.
Que esta colheita sirva como exemplo inspirador da importância vital da Reforma Agrária Popular e do papel central desempenhado pela agricultura familiar em construir um futuro sustentável para toda sociedade.