Produtos da Reforma Agrária

MST São Paulo realizará Feira da Reforma Agrária em Campinas

Foto: Tayson Cordeiro

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

Durante os dias 24 e 26 de maio, próxima semana, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza a primeira feira de caráter estadual em SP. A Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato será uma espaço de comercialização dos produtos da Reforma Agrária, tanto in natura quanto beneficiados, culinária da terra, debates políticos, oficinas e exposições, além de uma programação cultural que contará com a presença de diversos artistas. 

A Feira, que acontecerá na Estação Cultura, em Campinas, homenageia Neusa Paviato, uma militante histórica do MST em São Paulo. Neusa ingressou no Movimento ainda nos anos 90, a partir da ocupação do Horto Boa Sorte, em Restinga (SP). Incansável na luta por Reforma Agrária, se dedicou à organização das mulheres sem terra, ao fortalecimento da agroecologia e contribuiu na construção e consolidação de assentamentos rurais e cooperativas por todo o estado. Sempre defendeu e trabalhou para a realização de uma feira estadual da Reforma Agrária.

O objetivo da Feira é promover um amplo espaço de debates com a sociedade sobre a questão agrária no estado de São Paulo. Ela se coloca como um instrumento da luta pela terra a partir do acesso aos alimentos saudáveis e por dar visibilidade ao trabalho de milhares de famílias beneficiadas pela Reforma Agrária através da luta pela terra. Portanto, ela irá trazer acesso à comida de verdade, debates políticos, arte e cultura. 

Foto: Helber Guedes

Pautas como as terras públicas do estado de São Paulo, a trajetória dos 40 anos do MST, agroecologia, cuidado com os bens da natureza, alimentação saudável irão compor diversos espaços de diálogo durante os três dias da atividade.

Produtos in natura, como hortifrutis, produzidos de forma agroecológica pelas famílias assentadas das regiões de Campinas e Grande São Paulo serão comercializados nas bancas. Também teremos os produtos industrializados pelas cooperativas e associações, como derivados do mel, fitoterápicos, fitocosméticos, café, doces, compostas e temperos. A Coapar, cooperativa da região de Andradina, irá oferecer os produtos derivados do leite da marca Melhor do Campo, como as variedades de iogurtes e queijos. A marca Gelado do Campo, que produz sorvetes de verdade a partir de frutas produzidas nos assentamentos de reforma agrária de São Paulo, também estará na Feira. A atividade também contará com a participação de outras organizações parceiras, como a Cooperpesca, uma cooperativa de pescadores artesanais da região de Iguape.

Foto: Helber Guedes

Na programação cultural, nomes como Francisco, El Hombre, Tita Reis, Cacique & Pajé, Sandália de Prata, Lirinha, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Glautins Matuá e Cupinzeiro, além de outros artistas, irão ocupar os palcos da Feira ressaltando a diversidade musical brasileira.

Programação

24-05 (sexta-feira)

10h Início da Feira
10h Cinema da Terra – Filme “Antes do Prato”
14h Arte Sem Terra: música e dança
15h Canta Curumim
15h Oficina de Saúde Popular e boas práticas alimentares
16h Comunidade Jongo Dito Ribeiro
17h Baque Mulher Campinas
18h Ato Político de abertura
19h Cupinzeiro
20h Francisco, El Hombre

25-05 (sábado)

9h Ato Político Cultural em Defesa da Reforma Agrária
12h Israel Orfeu
14h Tita Reis
15h Seminário “As potencialidades das Agroecologia e da Agrofloresta para produção de alimentos saudáveis”
16h Pastoras do Rosário
17h Samba do RG
18h Renato Gama e Izzy Gordon
19h Lirinha convida Ritmo e Poesia: Dr. Sinistro, Mano Tim, Iago Tojal, Rasul88 e Duh Rap 
20h Sandália de Prata

26-05 (domingo)

9h Conferência “Crise Climática e Reforma Agrária Popular”
10h Mamulengo
12h Flautins Matuá
14h Roda de Conversa “Diversidade, gênero, raça e classe na construção do poder popular”
15h Cinema da Terra – Lançamento do Flime “Olhar de Cícera”
16h Bruno Sanches
17h Cacique & Pajé
18h Encontros e Cantorias

*Editado por Gabriel Vargas